[weglot_switcher]

Antigo Presidente francês Valery Giscard d’Estaing morre aos 94 anos

Em 1974, com 48 anos, Valéry Giscard d’Estaing tornou-se no mais jovem Presidente da República francês, depois de vencer de forma surpreendente as eleições presidenciais contra Jacques Chaban-Delmas e François Mitterrand, que o sucedeu no palácio do Eliseu. Sofria de insuficiências cardíacas e morreu esta noite, em casa, junto da família.
  • Valéry Giscard d'Estaing
    Valéry Giscard d’Estaing
2 Dezembro 2020, 23h04

Valery Giscard d’Estaing morreu esta quarta-feira aos 94 anos, na sua propriedade localizada em Authon, situada em Loir-et-Cher, na região da Loire, em França, rodeado pela família.

O terceiro Presidente francês da Quinta República, depois de de Gaulle e de Georges Pompidou, Giscard d’Estaing sofria de problemas cardíacos há algum tempo, tendo sido hospitalizado por diversas vezes.

Segundo um comunicado da família divulgado pela Agence France-Presse, citado pelo “Le Monde“, “o estado de saúde tinha-se deteriorado e morreu devido a complicações relacionadas com a Covid-19”. “De acordo com a sua vontade, as exéquias vão realizar-se em intimidade familiar”, prossegue a nota.

Giscard d’Estaing nasceu em 1926, na Alemanha, em Coblence, onde o seu pai, Edmond Giscard, foi diretor das finanças do Alto-Comissiriado da França na Renânia, que na altura estava ocupada pelo exército francês.

Em 1974, depois da morte do então Presidente francês, Georges Pompidou, a dois anos de cumprir o mandato, Giscard d’Estaing venceu as eleições presidenciais de forma surpreendente, derrotando o ‘gaulista’ Jacques Chaban-Delmas e o também futuro Presidente, François Mitterand, que lhe sucedeu, em 1981.

Durante a campanha, Giscard d’Estaing obteve o apoio de personalidades importantes da sociedade francesa como Brigitte Bardot, Alain Delon ou Charles Aznavour.

A 27 de maio de 1974, Giscard d’Estaing tornou-se aos 48 anos no Presidente francês mais novo da história — ‘título’ que perdeu para o atual Presidente, Emmanuel Macron. Cumpriu um mandato, até 21 de maio de 1981, com Jacques Chirac como primeiro ministro, e foi sucedido por François Mitterrand.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.