[weglot_switcher]

Adrien Bouchet: “Para as ligas serem competitivas, todos os clubes têm de ser fortes”

Adrien Bouchet, antigo senior manager explica ao Jornal Económico o sucesso do modelo desportivo-financeiro na América do Norte, onde a mentalidade e partilha da riqueza entre os clubes são a chave.
11 Agosto 2019, 12h00

Mentalidade. É esta a chave do sucesso financeiro e desportivo das modalidades norte-americanas. As diferenças que existem entre a forma de trabalhar o mercado do desporto nos Estados Unidos e em Portugal foram estabelecidas por Adrien Bouchet, professor e ex-diretor da NFL, e dos Miami Dolphins, equipa da NFL, numa masterclass sob o tema “Novos desafios para a Gestão Desportiva”, no INDEG-ISCTE, no âmbito da âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Marketing Desportivo, daquele estabelecimento de ensino.

Em entrevista ao Jornal Económico, Adrien Bouchet, começa por explicar que em Portugal “o ênfase está todo na competição, os clubes a competirem entre si. Isso não é verdadeiramente necessário nos Estados Unidos, onde os clubes competem dentro do campo, mas fora dele cooperam entre si”, ao contrário de Portugal, onde “o Benfica e o Sporting competem ambos no campo e depois competem para ter adeptos, já que os estádios ficam muito próximos”, dando o exemplo dos EUA e da “grande rivalidade no campo entre os Dallas Cowboys e os Philadelphia Eagles, mas os estádios ficam a 1.600km de distância das duas equipas. É uma cultura diferente”, até porque “nos Estados Unidos os adeptos falam menos dos aspetos do negócio e falam mais dos atuais treinadores e jogadores, mas não tanto sobre o que a equipa deve fazer do ponto de vista do negócio a certa altura”, refere Adrien Bouchet.

Artigo reservado a assinantes do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Artigo publicado na edição nº1999 de 26 de julho de 2019, do Jornal Económico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.