Mentalidade. É esta a chave do sucesso financeiro e desportivo das modalidades norte-americanas. As diferenças que existem entre a forma de trabalhar o mercado do desporto nos Estados Unidos e em Portugal foram estabelecidas por Adrien Bouchet, professor e ex-diretor da NFL, e dos Miami Dolphins, equipa da NFL, numa masterclass sob o tema “Novos desafios para a Gestão Desportiva”, no INDEG-ISCTE, no âmbito da âmbito da Pós-Graduação em Gestão e Marketing Desportivo, daquele estabelecimento de ensino.
Em entrevista ao Jornal Económico, Adrien Bouchet, começa por explicar que em Portugal “o ênfase está todo na competição, os clubes a competirem entre si. Isso não é verdadeiramente necessário nos Estados Unidos, onde os clubes competem dentro do campo, mas fora dele cooperam entre si”, ao contrário de Portugal, onde “o Benfica e o Sporting competem ambos no campo e depois competem para ter adeptos, já que os estádios ficam muito próximos”, dando o exemplo dos EUA e da “grande rivalidade no campo entre os Dallas Cowboys e os Philadelphia Eagles, mas os estádios ficam a 1.600km de distância das duas equipas. É uma cultura diferente”, até porque “nos Estados Unidos os adeptos falam menos dos aspetos do negócio e falam mais dos atuais treinadores e jogadores, mas não tanto sobre o que a equipa deve fazer do ponto de vista do negócio a certa altura”, refere Adrien Bouchet.
Artigo reservado a assinantes do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.
Artigo publicado na edição nº1999 de 26 de julho de 2019, do Jornal Económico.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com