[weglot_switcher]

“É importante que em cada município a maioria seja PS”, apela António Costa

Durante o seu discurso de encerramento da reunião magna dos socialistas, em Portimão, António Costa reafirmou o papel que as próximas eleições autárquicas têm para o partido: “temos de sair daqui mobilizados para uma grande vitória autárquica no próximo dia 26 de setembro”.
  • Flickr/PS
29 Agosto 2021, 12h48

Em Portimão, durante o discurso de encerramento do 23º Congresso do Partido Socialista, António Costa dirigiu-se aos autarcas, dizendo-lhe que as próximas eleições, agendadas para 26 de setembro, “têm particular responsabilidade”, quer seja pela descentralização “como peça fundamental na reforça de um Estado” quer seja no reforço dos poderes regionais e locais.

Durante a sua intervenção, o secretário-geral reeleito afirmou que “nesta legislatura demos um passo muito importante para podermos testar as vantagens da regionalização. Agora as direções da CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo] passaram a responder aos autarcas das regiões”.

Seguiu-se um apelo ao voto: “para que as opções sejam certas, para que também a nível regional possamos ir em caminho certo, é importante que em cada município a maioria seja PS”, reafirmando que o partido é o único que está presente “em todo o país e todas as regiões”

As autarquias são os parceiros centrais e “agentes de primeira linha” na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou do quadro financeiro plurianual”, sublinha o líder do PS, enunciando algumas áreas cruciais: a sáude, a habitação; a mobilidade sustentável; a articulação a nível local com o terceiro sector. “Temos mais para investir, vamos investir bem porque ninguém nos perdoará se desperdiçarmos nem um cêntimo que seja o dinheiro que temos para investir”, assegura.

“Pela descentralização, pelo papel central que vão ter na execução do PRR, pelo poder que passaram a ter a nível regional, as autarquias são mesmo parceiras essenciais para cumprirmos o lema do nosso congresso: garantir o futuro, o futuro de Portugal e de cada portuguesa e português”, referiu ainda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.