[weglot_switcher]

António Costa quer operacionalizar “todos os instrumentos” concebidos durante a presidência alemã

Primeiro-ministro diz que é preciso garantir que os apoios financeiro aos Estados, empresas e famílias “tem efetivamente lugar” e que a ‘bazuca’ europeia é “disparada”. 
15 Janeiro 2021, 16h04

O primeiro-ministro, António Costa, vincou que a recuperação económica será a principal prioridade da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, salientando que é tempo de pôr em prática os instrumentos desenvolvidos durante a presidência alemã, nomeadamente os planos de recuperação.

“Temos que assegurar que todos os instrumentos foram concebidos na presidência anterior se tornam efetivos”, disse esta sexta-feira em conferência de imprensa em Lisboa, após uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realçando ser necessário garantir que os apoios financeiro aos Estados, empresas e famílias “tem efetivamente lugar” e que a ‘bazuca’ europeia é “disparada”.

António Costa afirmou ainda que a presidência portuguesa “ocorre num momento muito importante do combate à pandemia de Covid-19, que está a ter graves consequências económicas e sociais”, salientando que “vão ser seis meses muito exigentes para Portugal, mas seis meses onde teremos prazer e gosto em trabalhar muito proximamente com presidente da Comissão Europeia e o colégio de comissários”.

A presidente da Comissão Europeia e oito membros do Colégio de Comissários da União Europeia estão esta sexta-feira em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Os responsáveis de Bruxelas têm na agenda um conjunto de reuniões sobre o programa e as prioridades da presidência, que arrancou no dia 1 de janeiro e se prolonga até junho.

Além de Ursula von der Leyen, participam nestes encontros os vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, o alto representante e vice-presidente Josep Borrell Fontelles, os vice-presidentes Maroš Šefčovič e Margaritis Schinas e os comissários Nicolas Schmit e Elisa Ferreira.

A presidente da Comissão Europeia vai reunir ainda esta tarde por videoconferência com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, tendo ainda um previsto uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.