[weglot_switcher]

António Costa: “virámos a página da austeridade, agora viramos a do ‘lixo’”

Segundo o primeiro-ministro, o upgrade resulta da redução do défice orçamental e irá permitir uma redução sustentada do défice.
  • Cristina Bernardo
15 Setembro 2017, 22h14

O primeiro-ministro considerou a decisão da Standard and Poor’s de melhorar o rating do país, como uma “boa notícia”, que reforça a ideia de “estamos no projeto certo”. António Costa sublinhou a ideia de continuidade das políticas implementadas pelo atual governo para que Portugal não volte a cair no mesmo espectro.

Segundo o líder do Executivo, o upgrade resulta da redução do défice orçamental e irá permitir uma redução sustentada do défice. “Virámos a página da austeridade e agora também virámos a do ‘lixo'”, afirmou Costa, em declarações transmitidas pela SIC Notícias. “Não foi a última vez que saímos, mas desta vez não voltaremos a entrar”.

Tal como o ministério das Finanças, também o primeiro-ministro salientou a importância da decisão para melhorar as condições de acesso de Portugal ao mercado de dívida internacional. O ministério liderado por Mário Centeno referiu também que o upgrade “traduz o crescente reconhecimento, por parte de agentes institucionais e privados, do progresso notável que Portugal tem vindo a fazer na economia e nas contas públicas”.

A S&P subiu o rating da República portuguesa para o patamar de investimento, no nível BB-/A-3, do anterior BB+B. A decisão foi justificada pela melhoria das previsões para o crescimento do PIB de Portugal até 2020, a redução do défice orçamental e a redução dos riscos de deterioração das condições de financiamento externas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.