[weglot_switcher]

António Guterres quer encontrar-se com Macron

O secretário-geral da ONU afirmou que pretende reunir-se com o novo presidente francês “num futuro muito próximo”.
  • Reuters
8 Maio 2017, 21h01

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, felicitou esta segunda-feira o vencedor das eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, e afirmou aos jornalistas que pretende reunir-se com o novo presidente francês “num futuro muito próximo”.

Felicitamos o povo da França por uma eleição presidencial bem sucedida e o Presidente eleito, Emmanuel Macron, pela sua vitória”, disse o porta-voz de Guterres aos jornalistas num briefing nas Nações Unidas, citado pela agência Lusa. A vitória do antigo ministro das Finanças fracês é vista como uma boa notícia para António Guterres e para a ONU, numa altura em que Donald Trump deve anunciar se mantém a promessa de campanha de retirar os Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris.

Stephane Dujarric realçou que o ex-primeiro ministro português vai redigir uma carta a Emmanuel Macron para o convidar para um encontro “num futuro muito próximo” e lembrou que a França “é um parceiro muito valioso” da ONU. “Esperamos um envolvimento rápido”, sublinhou o porta-voz. Nessa reunião, os dois líderes deverão discutir temas como as mudanças climáticas, a luta contra o terrorismo e operações de manutenção de paz.

Os resultados finais das eleições francesas revelados esta manhã confirmaram a vitória do candidato centrista, com mais de 30 pontos de diferença frente à candidata de extrema-direita, Marine Le Pen. Macron terá conseguido reunir 66,1% dos votos na segunda volta às presidenciais em França, contra os 33,9% de Le Pen. Segundo dados revelados pelo Ministério do Interior francês, a abstenção foi de 25,38%, uma percentagem “quase recorde”, a maior desde 1969.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.