[weglot_switcher]

António Guterres recandidata-se a segundo mandato como secretário-geral da ONU

Guterres indicou à presidência da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança que estava “disponível para um segundo mandato como secretário-geral das Nações Unidas, se essa for a vontade dos Estados-membros”. O antigo primeiro-ministro está no cargo desde 2017.
11 Janeiro 2021, 18h15

António Guterres formalizou, esta segunda-feira, a sua candidatura a um segundo mandato de cinco anos para o período de 2022-2026 como secretário-geral da Nações Unidas (ONU), avançou, esta segunda-feira, o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Guterres indicou à presidência da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança que estava “disponível para um segundo mandato como secretário-geral das Nações Unidas, se essa for a vontade dos Estados-membros”, afirmou o porta-voz durante uma conferência de imprensa.

De acordo com a “Bloomberg”, esta manhã, o secretário-geral da ONU já tinha dado indicação aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança de que pretende cumprir mais cinco anos ao serviço das Nações Unidas. Segundo os diplomatas, António Guterres aguardava o resultado das presidenciais nos Estados Unidos, para tomar uma decisão. Com a vitória de Joe Biden, Guterres aposta na continuidade e a informação deve chegar em breve à Assembleia-Geral da ONU.

A Administração Trump entrou várias vezes em confronto com a ONU e as suas organizações, renunciando mesmo à Organização Mundial da Saúde (OMS) e irritando os membros do Conselho de Segurança quando se retirou unilateralmente e tentou acabar com o acordo nuclear multinacional assinado em 2015 com o Irão.

O Presidente eleito, Joe Biden, prometeu, no entanto, reverter a abordagem dos Estados Unidos, regressando à OMS e ao acordo com o Irão e juntando novamente ao acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Os anteriores secretários-gerais da ONU também serviram durante dois mandatos. O antigo governante está no cargo desde 2017 com um mandato de cinco anos que terminará no final de 2021.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.