[weglot_switcher]

António Horta-Osório é o primeiro ‘chairman’ estrangeiro do Crédit Suisse

Depois de liderar o britânico LLoyds desde 2011, o gestor português vai agora assumir a presidência não-executiva do banco helvético.
30 Abril 2021, 12h55

António Horta-Osório foi hoje eleito presidente do conselho de administração do Crédit Suisse. O gestor português, 57 anos, foi eleito por 96,4% na votação na assembleia-geral de acionistas.

Horta-Osório assume a presidência não executiva do banco sediado em Zurique depois de ter liderado o banco britânico Lloyds entre 2011 e 2020, onde teve a tarefa de devolver aos contribuintes britânicos o dinheiro usado para resgatar a instituição financeira.

O português vai ser o primeiro gestor estrangeiro a assumir a presidência do banco helvético presente em 50 países, assumindo o cargo a 1 de maio. No comunicado, o banco detalha que o banqueiro, que também conta com nacionalidade britânica, vai passar a viver na Suíça.

O banqueiro iniciou a sua carreira em 1987 no Citigroup, passando depois pelo Goldman Sachs em Nova Iorque e Londres. Em 1993, juntou-se ao grupo Santander, com passagens pelas operações pelo Santander Brasi. Mais tarde, assumiu a liderança do Santander Portugal, depois como vice-presidente do Santander Totta e em 2006 assume a liderança do Santander no Reino Unido. Em 2011, assumiu a liderança do Lloyds Banking Group até este ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.