[weglot_switcher]

António Saraiva apela à contratação de jovens qualificados

“Este é o momento de salvarmos o mais possível os postos de trabalho e isso passa por enriquecer a qualificação dos nossos trabalhadores”, afirmou o presidente da CIP, no final da reunião de concertação social.
  • Cristina Bernardo
2 Setembro 2020, 18h39

O presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal apelou esta quarta-feira à implementação de medidas de combate ao desemprego jovem, entre as quais a (re)qualificação dos recursos humanos e a contratação de colaboradores com competências diferentes.

António Saraiva considera que é importante contratar “público jovem, formado e licenciado”, sobretudo com competências digitais. “As empresas, ao contratarem esses recursos qualificados, para funções onde essa qualificação seja devidamente utilizada pelas empresas – aí sim, deveremos incentivar, diferenciar pela positiva essa absorção”, afirmou o dirigente da CIP, à saída da reunião de concertação social.

Para o representante dos patrões, “este é o momento de salvarmos o mais possível os postos de trabalho”. “Esse é o grande desafio que temos pela frente – e isso passa por enriquecer a qualificação dos nossos trabalhadores, por uma aposta muito firma na qualificação e requalificação dos nossos recursos humanos. É nesse sentido que nos deveremos focalizar”, explicou António Saraiva, à margem do encontro onde foram discutidas as respostas à crise económica e sanitária.

O Instituto Nacional e Estatística revelou na segunda-feira a estimativa mensal para o desemprego em Portugal em julho, fixando a taxa do desemprego jovem nos 26,3%, o que representa um crescimento de 1,1 pontos percentuais relativamente ao mês anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.