[weglot_switcher]

Apenas 11,6% dos pedidos de crédito pelas empresas foram aprovados

Governo diz que espera aprovar mais pedidos nos “próximos dois dias”. Empresas já pediram um total de 4,8 mil milhões de euros, mas só foram aprovados 558 milhões.
  • Cristina Bernardo
21 Abril 2020, 10h19

As empresas já se candidataram a 77,5% dos créditos disponíveis de apoio para mitigar os impactos negativos da paragem provocada pela pandemia da Covid-19.

Dos 6,2 mil milhões de euros em empréstimos disponíveis, as empresas já pediram o equivalente a 4,8 mil milhões, revelou hoje o ministro da Economia no Parlamento.

Mas deste total de 21 mil pedidos foram “aprovados cerca de 558 milhões de euros”, afirmou Pedro Siza Vieira, o equivalente a 11,6% dos 4,8 mil milhões de euros de empréstimos já feitos.

O ministro disse esperar que “nos próximos dois dias estes pedidos de garantia possam ser processados, desde que se encontrem corretamente instruídos”.

Sobre a linha de crédito de 400 milhões de euros disponível para vários setores da economia, o ministro apontou que “está absolutamente esgotada”, com os pedidos a superarem os 400 milhões, com 160 milhões destinados ao setor industrial e 130 milhões destinados ao setor do comércio.

Outra das medidas aprovadas pelo Governo para assegurar o “alívio de tesouraria das empresas”, está o “diferimento de um conjunto significativo de obrigações fiscais e contribuições para a Segurança Social”.

Desta forma, as empresas já tiveram o diferimento do pagamento de 445 milhões de euros em impostos ou contribuições para a Segurança Social.

O ministro disse que existem 85 mil empresas já apresentaram o pedido de acesso ao regime de layoff simplificado, abrangendo mais de um milhão de trabalhadores, principalmente no setor do alojamento, restauração e comércio.

Em relação ao número de pedidos de apoio de trabalhadores para ficarem em casa a tomar conta dos filhos, este já foi atribuído a 170 mil pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.