[weglot_switcher]

Apenas 31% dos portugueses revelam “confiança” face à pandemia da Covid-19

Preocupação, ansiedade e confiança são os sentimentos que dominam o estado de espírito da população portuguesa relativamente ao momento que Portugal e o mundo atravessam à conta do surto epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19).
27 Março 2020, 13h31

No momento em que mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo – mais de quatro mil em Portugal – estão infetados com a Covid-19, apenas 31% dos portugueses revelam “confiança” face à pandemia, de acordo com uma sondagem realizada pela Marktest, divulgada esta sexta-feira, 27 de março. Também apenas 26% revelam observar o momento com “calma” e 12% ainda conseguem referir a “boa disposição” como estado de espírito.

Por oposição, 74% revelam “preocupação” com o atual clima de emergência nacional e 42% dos portugueses admitem que a sua opinião está dominada pela “ansiedade”.

Embora, “preocupação” seja o sentimento dominante no estado de espírito dos portugueses, 22% dos portugueses manifestam “um certo cansaço por todas estas circunstâncias e 17% uma certa saturação”, indicam os resultados da sondagem.

A sondagem da Marktest realizada entre os dias 24 e 25 de março, tendo sido inquiridos um total de 505 pessoas, com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental.

Esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde revelou contabilizar já 76 mortes associadas à Covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, mais 724 (um aumento de 20,4%) face a quinta-feira.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24h00 de quinta-feira, indicou que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (33), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (24), da região Centro (18) e do Algarve (1). Relativamente a quinta-feira, em que se registaram 60 mortes, hoje observou-se um aumento de 26,6%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.