[weglot_switcher]

Apenas três hospitais não pioraram as contas em 2017

Até outubro de 2017, somente um hospital do Serviço Nacional de Saúde tinha as suas contas no verde.
  • HO/Reuters
2 Abril 2018, 08h44

Só três hospitais não pioraram as suas contas no ano de 2017. A notícia é dada esta segunda-feira pelo “Diário de Notícias”, que revela, que em 30 hospitais ou centros hospitalares, apenas o Amadora-Sintra, o de Setúbal e Santa Maria Maior, em Barcelos, tiveram melhores EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização), em relação ao ano anterior.

Os últimos resultados foram publicados no mês de outubro, na monitorização mensal e no benchmarketing da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que indica os números do período homólogo.

No que diz respeito aos pagamentos vencidos a fornecedores externos, também só três instituições baixaram as suas dívidas a mais de 90 dias, até outubro de 2017: Cova da Beira, Lisboa Central e Santarém. Segundo os dados da ACSS a nível nacional, a dívida vencida estava nos 1,4 milhões de euros, mais 30% do que no período idêntico de 2016.

Isto levou o Governo a transferir mais de 500 milhões de euros só para reduzir estes números, sendo que cerca de 65 milhões de euros foram exclusivamente para as Unidades Locais de Saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.