[weglot_switcher]

“Apesar de um dia mais tímido”, PSI 20 negoceia no verde quando mercados aguardam pelo econtro EUA-China

A bolsa nacional soma 0,10%, para 5.510,33 pontos. “O PSI-20 continua o seu bom momento, apesar de um dia mais tímido”, diz um senior broker da corretora XTB.
  • Benoit Tessier / Reuters
22 Agosto 2018, 11h29

O principal índice bolsista português, PSI 20, soma 0,10%, para 5.510,33 pontos, esta quarta-feira, quando os mercados aguardam pela reunião marcada para amanhã entre os Estados Unidos e a China com a possibilidade de chegar a um princípio de acordo comercial entre os dois estados, apesar das poucas esperanças passadas no dia de ontem por parte de Donald Trump.

“Os investidores aguardam com alguma ansiedade” pela reunião entre Washington e Pequim, analisa o senior broker e affiliate manager da XTB, David Silva, sendo que o facto “de os Estados Unidos poderem adiar a data definida para a imposição de tarifas aduaneiras, está a dar “esperança” aos mercados.

“Os termos definidos estão a ser revistos por parte da administração de Trump, bem como o facto de estarem a negociar com representantes da comissão europeia, méxico e canadá sobre a imposição de tarifas aduaneiras”, explica o corretor da XTB.

Em Lisboa, “o PSI-20 continua o seu bom momento, apesar de um dia mais tímido”. Sem notícias empresariais específicas, a Sonae Capital (0,57%), a Nos (1,27%), a Mota-Engil (0,87%), a Galp (0,77%) e a Altri (0,49%) lideram os ganhos e sustentam o principal índice bolsista nacional.

No caso da Galp, a empresa estará a seguir a valorização do mercado petrolífero. Em Londres, o Brent ganha 0,94%, para 73,31 dólares, e o WTI, em Nova Iorque, avança 0,84%, para 66,39 dólares.

“No dia ontem assistimos também a uma queda de 5 milhões de barris no inventário de petróleo bruto, o que fez disparar o WTI, que poderá continuar a valorizar no dia de hoje, uma vez que se deverá confirmar a diminuição de inventário também por parte da EIA”, acrescenta David Silva.

A travar os ganhos do PSI 20, seguem os títulos da Sonae SGPS (-1,62%), da Pharol (-1,41%), Ibersol (-1,40%), dos CTT (-1,37%) e da F. Ramada (-0,97%).

Entre as principais praças europeias, o britânico FTSE 100 ganha 0,18%, o francês CAC 40 avança 0,16% e o holandês AEX soma 0,35%. O alemão DAX, o espanhol IBEX 35 e o italiano FTSE MIB seguem ‘flat’.

No mercado cambial, o euro aprecia 0,18% face à moeda norte-americana, para 1,15 dólares.

A divisa norte-americana, que estava a ser pressionada pelas críticas de Trump à ação da Fed, acentuou a sua descida na sessão de terça-feira depois de ter sido noticiado que o ex-advogado do presidente dos EUA, Michael Cohen, admitira culpa sobre as acusações dos crimes de fraude bancária, fraude fiscal e de violações no financiamento da campanha eleitoral de 2016, implicando o atual líder da Casa Branca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.