[weglot_switcher]

Apoio socialista garante eleição de Ursula von der Leyen

Rejeição da candidata a presidente da Comissão Europeia entre os socialistas e os centristas não foi suficiente para impedir a eleição de Ursula von der Leyen.
  • REUTERS/Vincent Kessler
16 Julho 2019, 18h13

A Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) anunciou que irá votar a favor da eleição da democrata-cristã alemã Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, o que praticamente garante que a até agora ministra da Defesa do governo de Angela Merkel será a primeira mulher a ocupar esse cargo.

“Apesar disso, estaremos vigilantes para assegurar que ela cumpre os compromissos progressistas resultantes da nossa pressão”, avisaram os dirigentes da família política que engloba o PS.

Segundo a imprensa internacional presente em Estrasburgo, haverá ainda assim algumas dezenas de eurodeputados do S&D que votarão contra a candidata, nomeadamente os seus compatriotas do SPD. O mesmo deverá acontecer com menos de uma dezena de representantes dos partidos do grupo centrista Renovar Europa, mas a falta destes votos deverá ser compensada por alguns menos expectáveis. Segundo o site Politico Europe, o Partido Lei e Justiça, que está no poder na Polónia e é a maior força política entre os Conservadores e Reformistas Europeus, também irá votar a favor de Ursula von der Leyen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.