[weglot_switcher]

Apple anuncia três novos computadores com chip apelidado como “o mais rápido do mundo”

A Apple apresentou ao mundo o primeiro chip feito pela empresa, o Apple Silicon Chip Mac 1 (M1) que já estará disponível em três computadores. As novidades prendem-se precisamente com a introdução do novo hardware, que vai potenciar todas as funcionalidades já existentes.
10 Novembro 2020, 20h08

Durante o evento ‘one more thing’, promovido pela Apple esta terça-feira, a empresa anunciou um novo chip integralmente produzido pela empresa para os seus computadores. Durante a apresentação, foi confirmado que os novos MacBook Air, MacBook Pro e o MacMini terão a nova tecnologia integrada, o Apple Silicon Chip M1.

O Apple Silicon Chip Mac 1 (M1) é o primeiro chip a ser produzido com tecnologia de 5 nanómetros. Contém o maior número de transístores que a Apple já colocou num único chip: 16 mil milhões. A Apple afirmou que o M1 “oferece até duas vezes o desempenho dos chips de PC”, e que o núcleo de alto desempenho “é o mais rápido do mundo”.

Acrescenta-se o desempenho por watts que, segundo a Apple “oferece o melhor desempenho do mundo”, utilizando menos energia mas de um forma mais eficiente. Os melhoramentos ao nível do desempenho gráfico são outra das novidades com a introdução do M1 e, novamente, a Apple afirma ter “os gráfios integrados mais rápidos do mundo”.

MacBook Air

Foi o primeiro computador a ser anunciado que já tem o M1 integrado, não possui ventoinha de arrefecimento e a bateria, segundo a Apple, dura mais seis horas em comparação com a versão anterior. O tamanho que o caracteriza permanece igual, sendo que a grande novidade é o novo chip que melhorará todas as funcionalidades deste computador. Estará disponível para encomenda a partir de dia 12 de novembro, com as entregas a chegarem uma semana depois com o dia ainda por confirmar. Custará 999 dólares (845 euros).

MacMini

O novo computador fixo apresentado pela Apple será o primeiro da linha a integrar o novo chip M1, onde a empresa afirma que é “cinco vezes mais rápido do que o computador fixo mais vendido do mercado”. Ao nível do desempenho, a diferença para os modelos anteriores é significativa, com a Apple a afirmar que este é “15 vezes mais rápido em aprendizagem automática”, que será mais evidente em tarefas como edição de fotografias ou mesmo programação. Custará 699 dólares (591 euros).

MacBook Pro

O novo Mac Book Pro, também munido com o novo chip M1, oferece a performance completa. O seu desempenho será três vezes mais rápido do que o seu predecessor e terá a bateria mais duradoura (10 horas mais que a versão anterior) alguma vez introduzida num portátil da Apple. Vai custar 1.299 dólares (1.090 euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.