[weglot_switcher]

Apple avisa fornecedores que a procura por iPhones está em queda antes do Natal

A Apple projetava um forte trimestre encerrado em dezembro, mas espera-se que não haja procura, disse o presidente-executivo Tim Cook numa conferência de resultados da empresa em outubro.
2 Dezembro 2021, 13h08

A Apple avisou os seus fornecedores que a procura pelos seus iPhones 13 está em queda. A menos de um mês para o Natal, a gigante norte-americana tem enfrentado problemas devido às interrupções na cadeia de abastecimento, agravada pela escassez de chips semicondutores que marcou grande parte de 2021 e que se espera continuar em 2022, segundo o “Business Insider”.

A tecnológica já tinha cortado as suas estimativas de produção do novo iPhone 13 para 2021 em até 10 milhões de unidades devido à atual escassez global de chips, mas os números poderão ser ainda inferiores à medida que a cadeia de abastecimento lida com o, já tradicional, aumento de encomendas global que antecede a quadra natalícia.

A Apple tinha inicialmente anunciado a produção de 90 milhões de unidades do iPhone 13 durante o quarto trimestre de 2021, mas, entretanto, avisou os parceiros comerciais que estava a reduzir as previsões, justificando que os seus fornecedores, Broadcom e Texas Instruments, poderiam não ter capacidade para produzir componentes suficientes para tantos dispositivos, segundo disse a “Bloomberg” em outubro.

O plano era aumentar a produção para compensar o déficit em 2022, quando o fornecimento de componentes deveria melhorar. A Apple projetava um forte trimestre encerrado em dezembro, mas espera-se que não haja procura, disse o presidente-executivo Tim Cook numa conferência de resultados da empresa em outubro.

Cook disse aos analistas que os problemas da cadeia de abastecimento custaram à Apple seis mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) em vendas no quarto trimestre fiscal da empresa, encerrado a 25 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.