[weglot_switcher]

Apple Card é sexista? Cofundador diz que a mulher recebeu limite de crédito mais baixo

Steve Wozniak juntou-se às acusações de discriminação por parte dos algoritmos do cartão de crédito da Apple, criado em parceria com o Goldman Sachs.
11 Novembro 2019, 09h52

O cofundador da Apple Steve Wozniak juntou-se às discussões sobre alegada discriminação de género por parte do algoritmo do Apple Card, concordando com o empreendedor que lançou o assunto no Twitter.

Steve Wozniak escreveu na mesma rede social que recebeu 10 vezes mais crédito no cartão do que a sua esposa. “Aconteceu-nos a mesma coisa. Não temos contas bancárias ou de cartão de crédito ou quaisquer ativos separados. Ambos temos os mesmos limites nos nossos cartões, incluindo o cartão AmEx Centurion. Mas 10x no Apple Card”, confessou.

As acusações ao cartão de crédito da fabricante do iPhone começaram no sábado, quando David Heinemeier Hansson, criador da framework aplicações web Ruby on Rails, criticou o Apple Card por lhe dar 20 vezes mais limite de crédito do que aquele que a sua mulher recebia.

Em resposta, o banco de investimento Goldman Sachs, que criou o cartão em parceria com a tecnológica de Tim Cook, disse que as adesões ao Apple Card foram avaliadas independentemente, de acordo com critérios como o rendimento e a credibilidade, crédito e dívida pessoais. A instituição bancária explicou através de email que era possível que dois membros da família tivessem decisões de crédito significativamente diferentes. “Não tomamos e não tomaremos decisões com base em fatores como o sexo”, referiu o banco norte-americano.

Ainda assim, na sequência da polémica, o Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque anunciou que estava a iniciar uma investigação sobre as práticas relativas aos cartões de crédito da Goldman Sachs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.