[weglot_switcher]

Apple e Google assinam parceria para desenvolver apps para rastrear a propagação da Covid-19

Através do Bluetooth nos dispositivos, a Apple e a Google vão desenvolver aplicações que ajudam a rastrear a propagação do coronavírus. Iniciativa deverá chegar à App Store e Google Play Store em maio e estará disponível, para já, só nos EUA.
  • Flickr
10 Abril 2020, 19h49

A Apple e a Google anunciaram, esta sexta-feira, que as duas gigantes vão trabalhar numa parceria para desevolver ferramentas que ajudam a rastrear o surto do novo coronavírus.

De acordo com a notícia avançada pela CNBC, ambas as empresas vão lançar essas ferramentas já em maio que vão “permitir a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicações de autoridades de saúde pública”. As apps serão lançadas no iTunes App Store e na Google Play Store no próximo mês. Para já, essa funcionalidade só vai estar disponível nos Estados Unidos.

Especialistas começaram a pressionar o setor privado para ajudar a acompanhar a disseminação do coronavírus usando a chamada “vigilância sindromática”, uma técnica que pode ser usada para rastrear pandemias. As empresas de tecnologia estão particularmente bem posicionadas para fazer isso, já que a maioria das pessoas possui um smartphone.

“A Google e a Apple anunciaram um esforço conjunto para permitir o uso da tecnologia Bluetooth para ajudar governos e as agências de saúde a reduzir a propagação do vírus, tendo a privacidade e a segurança do utilizador como pontos centrais para o design“, cita o site noticioso o comunicado à imprensa.

As ferramentas da Apple e do Google vão permitir aos criadores de aplicações usar  a funcionalidade do Bluetooth para informar as pessoas quando estiverem em contato com alguém, ou passarem por alguém, que foi diagnosticado com Covid-19. A este processo dá-se o nome de “rastreamento de contato”.

No site do Google é esclarecido que as aplicações não vão recolher informações de identificação pessoal. Na nota informativa pode ler-se: “as pessoas que testarem positivo não serão identificadas para outros utilizadores, Google ou Apple”. Os dados “serão usados apenas para rastreamento de contatos pelas autoridades de saúde pública e para gestão da pandemia da Covid-19”, afirma o Google.

É importante ressalvar que estas aplicações não serão automáticas nem obrigatórias a todos os utilizadores. Na nota, a Google deixa claro que os usuários precisam de concordar com os Termos de Utilização se quiserem ser rastreados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.