[weglot_switcher]

APSEI esclarece sobre nova norma de segurança no trabalho

A segurança e saúde no local de trabalho são das principais preocupações das organizações e, no entanto, continuam a ocorrer diversos acidentes, que muitas vezes resultam em mortes.
18 Setembro 2018, 15h33

As questões de segurança estão no topo das preocupações de uma maioria significativa de industriais, sendo que a nova norma ISO 45001 estabelece o padrão mínimo global para a proteção dos trabalhadores e a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, é a entidade conveniente para informar sobre a matéria.

Segundo a APSEI, a nova ISO 45001 é a primeira norma internacional para a segurança e saúde no trabalho, atualmente em tradução para português pelos serviços da própria associação. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem atualmente mais de 2,78 milhões de mortes por ano como resultado de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho, além de 374 milhões de lesões e doenças não fatais, revela a APSEI em comunicado.

Além do enorme impacto nas famílias e comunidades, o custo para as empresas e as economias é significativo. Esta nova norma fornece uma base para o aumento da segurança, redução dos riscos e melhoria da saúde e bem-estar no local de trabalho.

“A ISO 45001 é aplicável a todas as organizações, independentemente da sua dimensão, atividade ou natureza dos negócios. Foi concebida para ser integrada nos processos de gestão existentes nas organizações e segue a mesma estrutura de alto nível que outros sistemas de gestão ISO, como a ISO 9001 (gestão da qualidade) ou a ISO 14001 (gestão ambiental). A ISO 45001 foi desenvolvida tendo em consideração outras normas e é consistente com os padrões internacionais de trabalho da OIT”, refere o comunicado.

Desenvolvida sob o sistema ISO, com a participação de especialistas de mais de 70 países, proporciona um quadro internacional que tem em consideração a interação entre as organizações e o seu ambiente de negócios. “A ISO 45001 adota uma abordagem baseada no risco e passa por uma melhoria contínua para atender às necessidades de organizações cujo contexto está em constante mudança”.

A certificação segundo a ISO 45001 não constitui uma obrigatoriedade legal, “mas é uma ferramenta útil para demonstrar que a organização atende aos seus critérios. Se a empresa já for certificada pela OHSAS 18001, apesar de ser um referencial diferente, terá já algumas das ferramentas e mecanismos necessários para implementar a ISO 45001”.

Para as empresas que estão a considerar implementar a ISO 45001, existem alguns primeiros passos simples a adotar, segundo avança a APSEI: fazer uma análise do contexto da organização relevante para a segurança e saúde no trabalho, bem como dos fatores externos que possam afetar o negócio; estabelecer o âmbito do sistema, considerando os resultados que a gestão pretende atingir; definir a política e objetivos de segurança e saúde no trabalho; definir o período de tempo em que se deseja implementar o sistema e planear como fazê-lo; e determinar qualquer lacuna de competência e/ou recurso que precisam de ser colmatados antes da implementação da norma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.