[weglot_switcher]

Aquila Capital abre em Singapura a nova sede regional da Ásia-Pacífico

A Aquila, presente em Portugal desde 2019, diz que os economistas preveem que a região da Ásia Pacífico venha a registar um crescimento económico sustentável e um desenvolvimento demográfico acentuado nos próximos anos. Este contexto vai aumentar a procura energética e, segundo previsões da Agência Internacional de Energia (AIE), esta vai duplicar em 2040.
19 Outubro 2020, 17h22

A Aquila Capital, gestora de ativos reais com sede em Hamburgo e 11.200 milhões de euros em ativos sob gestão,  e que em 2019 abriu em Lisboa, pretende reforçar a sua atividade na Ásia. Para isso escolheu Singapura como nova sede regional da Ásia-Pacífico (APAC).

A empresa está a expandir a entidade existente em Singapura para estar mais próxima de mercados e clientes naquela região.

A Aquila diz que os economistas preveem que a região da Ásia Pacífico venha a registar um crescimento económico sustentável e um desenvolvimento demográfico acentuado nos próximos anos. Este contexto vai aumentar a procura energética e, segundo previsões da Agência Internacional de Energia (AIE), esta vai duplicar em 2040.

A Bloomberg New Energy Finance prevê que a região venha a atrair um investimento na área de energia renovável de 4,53 biliões de dólares (cerca de 40% do montante de investimento global previsto) entre este ano e 2050. A energia solar fotovoltaica será a tecnologia chave que vai cobrir esta transição energética, ao beneficiar dos intensos recursos de energia solar na região, especialmente no Sudeste Asiático.

“Com este importante passo, a Aquila Capital vai oferecer aos seus clientes acesso ao setor das energias renováveis na região”, diz a Aquila Capital em comunicado. Inicialmente, o foco será a energia solar fotovoltaica e eólica, mas sempre com atenção a outras classes de ativos sustentáveis – como a energia hidroelétrica e o armazenamento de energia – no futuro, assegura a sociedade. “Este é o passo seguinte da estratégia da Aquila Capital na Ásia, depois de obter o investimento da Daiwa em 2019”, diz o comunicado.

“Há uma procura forte e cada vez maior por investimento em energias renováveis na região Ásia-Pacífico. A região oferece uma imensidade de oportunidades aos investidores em ativos de energias renováveis e outros ativos sustentáveis reais. Como investidores experientes em energia renováveis, na Aquila Capital estamos felizes por contribuir com o nosso conhecimento nesta região. Esperamos conseguir oferecer novas oportunidades de investimento na região aos nossos clientes atuais”, afirma Roman Rosslenbroich, CEO e cofundador da Aquila Capital.

A Aquila Capital nomeou Alexander Lenz como CEO da Ásia-Pacífico. A escolha é justificada com o conhecimento sobre o setor das energias renováveis, especialmente em energia solar fotovoltaica. O gestor trabalhou na região durante mais de dez anos: compreende perfeitamente as características dos diferentes mercados da Ásia-Pacífico e tem uma trajetória repleta de sucessos nos seus cargos anteriores. “Juntamente com a restante equipa, ocupa um lugar central na nossa estratégia de expansão na Ásia e esperamos poder aproveitar os seus conhecimentos e experiência no setor para continuar a desenvolver o nosso negócio”, explica Roman Rosslenbroich.

“A Aquila Capital demonstra nos seus principais mercados históricos na Europa que é um ator competitivo, ágil e extremamente bem-sucedido na vanguarda da transição energética europeia e estou entusiasmado por liderar a sua expansão na zona Ásia-Pacífico”, adianta em comunicado Alexander Lenz, CEO na Ásia-Pacífico.

“O desenvolvimento das atividades na região coloca a Aquila Capital numa posição idónea para servir os seus clientes, que desejam investir em ativos renováveis na região. Da mesma forma, a Aquila Capital vai também servir investidores asiáticos que procurem oportunidades de investimento na Europa e oferecer-lhes apoio em estratégias de investimento ecologicamente sustentáveis na Europa”, adianta.

A Aquila Capital já conta com uma aliança com a Daiwa Energy & Infrastructure Co. Ltd., uma participada da Daiwa Securities Group Inc. no Japão. Segundo a sociedade, “ambas as empresas complementam-se, não só com as suas redes e experientes diretores na área de energias renováveis, como também com a sua dedicação a projetos de energias renováveis”.

“A Aquila Capital conta com uma ampla experiência de mercado e com amplos conhecimentos no campo dos investimentos em ativos reais, como projetos de energia fotovoltaica, eólica e hidroelétrica, assim como no setor imobiliário residencial, logístico e de infraestruturas”, diz a empresa.

A Aquila Capital é uma gestora alemã especializada em investimento a longo prazo em ativos reais. Fundado em 2001, o Grupo gere atualmente 11,1 mil milhões de euros (no final de junho de 2020) para investidores institucionais em todo o mundo. O negócio centra-se em tendências sustentáveis e seculares em energias renováveis, ativos imobiliários, logística sustentável, infraestruturas, silvicultura e agricultura.

A Aquila Capital considera prioritário estar próxima dos seus investimentos e mercados e, por isso, dispõe de 14 escritórios em 12 países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.