[weglot_switcher]

Arrefecimento chinês penaliza Wall Street

Na China, as vendas de retalho e a produção industrial chinesas arrefeceram em abril deste ano. E, na economia norte-americana surge o receio que as tensões comerciais poderão complicar a política monetária da Reserva Federal.
  • Reuters
15 Maio 2019, 15h02

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram a sessão desta quarta-feira em terreno negativo depois de a China ter apresentado dados macroeconómicos que estão a penalizar o sentimento dos investidores. Isto sugere que, no pico das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, a segunda maior economia mundial pode precisar de mais estímulos.

Logo após o toque do sino da abertura da sessão norte-americana, o industrial Dow Jones perdia 0,61%, para 25.377,57 pontos; o S&P 500 cedia 0,59%, para 2.817,73 pontos; e o tecnológico Nasdaq caía 0,63%, para 7.685,70 pontos.

As vendas de retalho e a produção industrial chinesas arrefeceram em abril deste ano. Apesar do crescimento homólogo de 5,4% da produção industrial, a atividade produtiva ficou abaixo das previsões dos analistas. Além disso, o crescimento da produção industrial em abril ficou abaixo do crescimento registado em março, que se fixou nos 8,5%.

As vendas de retalho cresceram 7,2%, ao ritmo mais lento dos últimos 16 anos e que compara com as previsões de 8,6% dos analistas, sinalizando que a confiança dos consumidores chineses poderá estar enfraquecida. O economista do banco HSBC, Jingyang Chen, referiu, no entanto, que a quebra do ritmo do crescimento das vendas de retalho em abril ocorreu por terem havido menos feriados em abril de 2019 do que no ano passado.

Na economia norte-americana surge o receio que as tensões comerciais poderão complicar a política monetária da Reserva Federal. Os analistas apontam que, em consequência das tensões, a maior economia do mundo poderá crescer a um ritmo mais lento, acompanhada de uma maior inflação.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo está a cair. Em Londres, o Brent cai 0,35%, para 70,99 dólares e o norte-americano West Texas Intermediate desvaloriza 0,34%, para 61,32 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.