[weglot_switcher]

Artista Diogo Goes pinta “Gavião do Ilhéu”

O artista esteve a desenvolver ao longo das semanas transatas duas outras pinturas murais em escolas do concelho de Câmara de Lobos.
8 Novembro 2020, 10h30

O artista plástico Diogo Goes concluiu esta semana a execução de uma pintura mural que dá nome ao mais recente restaurante no centro histórico de Câmara de Lobos. O restaurante situado na Rua João de Deus, n.º 6 e 8, tem abertura prevista para a próxima semana. A pintura alusiva ao nome do restaurante, “procura conferir um discurso estético contemporâneo interpretativo da identidade e história do lugar”, refere o autor.

João Gonçalves Zarco e Winston Churchill são personagens de uma história narrada por um gavião do mar, que sobrevoa uma paisagem marítima, na qual as artes da faina, etnografia e cultura popular se reúnem à arte contemporânea. A pintura remete ainda para a história do cinema, uma vez que interpreta o filme “The Sea Hawk”, de Michael Curtiz, baseado no romance “Beggars of the Sea” do escritor Rafael Sabatini. O filme, sendo uma adaptação livre da vida de Francis Drake, trata a disputa dos mares entre a coroa britânica e a coroa hispânica, tendo sido concebido como um filme de propaganda britânica, para elevar a moral da população durante a Segunda Guerra Mundial e influenciar decisivamente a opinião pública. Uma rainha que encoraja homens livres a lutarem pela liberdade, para que não prevalecesse a hegemonia de um único império mundial, é uma metáfora para falar dos totalitarismos vivenciados na época.

De destacar que o artista esteve a desenvolver ao longo das semanas transatas duas outras pinturas murais em escolas do concelho de Câmara de Lobos: na Escola Básica do 1º ciclo e pré-escolar Ribeiro de Alforra e na Escola Básica do 1º ciclo e pré-escolar do Covão e Vargem, no Estreito de Câmara de Lobos.

Na primeira sensibiliza para a importância da inclusão social no meio escolar, a partir da interpretação de contos infantis e insere-se no projeto escolar “Ser feliz na Escola com todos!”. Já na Escola do Covão e Vargem a atividade desenvolvida, com a coordenação da professora Raquel Lombardi, decorreu no âmbito do projeto europeu “Let me tell you a story” e tem por objetivo fomentar a leitura e escrita criativa a partir de contos infantis, contribuir para a criação de hábitos de leitura e aquisição de conhecimentos literários, bem como para promover valores de responsabilidade social junto dos mais jovens.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.