[weglot_switcher]

Artur Santos Silva: “desigualdade no nosso país é gritante”. ‘Programa Incorpora’ colocou mais de mil desfavorecidos no mercado de trabalho

O ‘Programa Incorpora’ colocou 1.056 pessoas em risco ou situação de risco no mercado de trabalho desde que foi implementado pela Fundação ‘La Caixa’ e pelo BPI, em 2018, no nosso país. Artur Santos Silva, fundador do BPI, é atualmente curador da Fundação ‘La Caixa’ que, disse, “está em Portugal para o bem de todos nós”.
  • Cristina Bernardo
27 Novembro 2019, 18h01

O ‘Programa Incorpora’ colocou mais de mil pessoas em risco ou situação de risco no mercado de trabalho desde que foi implementado pela Fundação ‘La Caixa’ e pelo BPI, em 2018, no nosso país.

No total, foram colocadas 1.056 pessoas que pertencem aos grupos mais vulneráveis da sociedade no mercado de trabalho nacional, em colaboração com 436 empresas e 46 entidades sociais especializadas na promoção de emprego para pessoas em risco de exclusão social.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) colabora no ‘Programa Incorpora’ ao selecionar as entidades envolvidas e implementar o programa.

Os resultados alcançados pelo ‘Programa Incorpora’ foram apresentados esta quarta-feira, no Centro Cultural de Belém, numa sessão que contou com a participação de Artur Santos Silva, curador da Fundação ‘La Caixa’, António Valadas da Silva, presidente do IEFP e Marc Simon, subdiretor-geral da Fundação ‘La Caixa’.

A Fundação ‘La Caixa’ controla 40% do banco espanhol CaixaBank que, por sua vez, detém o BPI, o que explica o início do ‘Programa Incorpora’ em Portugal, que foi trazido de Espanha, onde foi criado em 2006. No ano passado, esta iniciativa de cariz social deu emprego a cerca de 38 mil pessoas em situação desfavorecida, em Espanha, referiu Marc Simon.

Em Portugal, a iniciativa é recente, mas o resultados apresentados hoje estão “muito para lá do que pensávamos”, frisou Artur Santos Silva. “A Fundação La Caixa está em Portugal para o bem de todos nós”, disse o curador da Fundação, cuja missão “é combater as desigualdades”.

“A desigualdade no nosso país é gritante no litoral entre os que são mais ricos e os que são mais pobre”, referiu Artur Santos Silva. “O nosso país tem indicadores de pobreza muito preocupantes; 17% das pessoas vivem em situação de pobreza. E, o interior é muito desigual em relação ao litoral. O nosso país tem um contraste enorme entre o litoral e o interior”, salientou o curador da Fundação ‘La Caixa’.

A intervenção social da Fundação espanhola em Portugal é para continuar. Neste sentido, definiu como objetivo ter um orçamento no nosso país de cerca de 50 milhões de euros até 2022, explicou Artur Santos Silva.

Para o presidente do IEFP, António Valadas da Silva, a parceria entre a Fundação ‘La Caixa’, o BPI e o IEFP constitui “uma parceria win-win”.

“Importa continuar a fazer este esforço e importa continuar o esforço em prol da integração dos grupos mais desfavorecidos. Estou a falar dos toxicodependentes, das vítimas de violência doméstica, dos desempregados de longa duração, só para dar alguns exemplos”, salientou António Valadas da Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.