[weglot_switcher]

As duas coreias vão desfilar juntas na abertura dos Jogos Asiáticos

Ministros dos dois países acordaram a unificação das delegações numa única bandeira na cerimónia de abertura dos Jogos Asiáticos que terão lugar na Indonésia em setembro.
3 Abril 2018, 12h58

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão desfilar juntas na cerimónia de abertura dos Jogos Asiáticos que vão decorrer na Indonésia em setembro de 2018. A agência “Reuters” refere que o acordo foi alcançado na reunião de segunda-feira em Pyongyang, onde Kim Il-guk, ministro do Norte e o seu homólogo do Sul, Do Jong-whan, discutiram também futuras parcerias desportivas numa altura em que a tensão nuclear entre os dois países tem vindo a baixar.

As duas nações já haviam desfilado sob uma única bandeira aquando da realização dos Jogos Olímpicos de Inverno que decorreram em Pyeongchang no passado mês de fevereiro. Os ministros acreditam que esta ação irá ser repetida nos Jogos Asiáticos que terão lugar nas cidades de Jacarta e Palembang.

A agência noticiosa “Yonhap” indica que o acordo será finalizado na histórica cimeira entre os dois países no final de abril.

“Espero que o desporto possa ser a forma para liderar a reconciliação inter-coreana”, afirmou Do Jong-whan.

No passado sábado, uma delegação da Coreia do Sul viajou até Pyongang numa visita cultural, já depois da participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de inverno. Os dois países vizinhos ainda estão tecnicamente em guerra após o conflito entre 1950 e 1953 que terminou apenas com um cessar-fogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.