[weglot_switcher]

AS Monaco: Um dos melhores clientes do campeonato português já gastou 109,9 milhões de euros

O clube do principado tem um “apetite” apurado pelo talento português que, ao longo de sete anos, se tem traduzido num conjunto de transferências avultadas, onde internacionais portugueses como João Moutinho e Gélson Martins têm encontrado um lugar para se estabelecer entre a elite do futebol europeu.
25 Setembro 2020, 17h20

Desde a temporada 2013/14 que o AS Mónaco tem sido um dos principais compradores de jogadores portugueses. Ainda sob o comando de Claudio Ranieri, o clube do principado adquiriu o passe de João Moutinho por 25 milhões de euros naquela que seria a primeira grande transferência de um jogador português para o AS Mónaco.

Nos sete anos que se seguiram, na maioria sob orientação do treinador português, Leonardo Jardim, os monegascos compraram sete jogadores portugueses, deixando um total de 109,9 milhões de euros em Portugal. Apesar do FC Porto ter sido o clube português que mais dinheiro encaixou com vendas ao AS Mónaco, foi o SL Benfica quem conseguiu vender mais jogadores portugueses.

No total, o clube da luz recebeu 37,9 milhões de euros com a venda de Bernardo Silva (15,7 milhões de euros), Ivan Cavaleiro (15 milhões de euros) e Pelé (7,2 milhões de euros). O FC Porto vendeu João Moutinho por 25 milhões de euros, enquanto o SC Braga rendeu cinco milhões de euros pela venda de Gil Dias, na altura jogador da equipa B.

Os restantes portugueses que chegaram ao clube do principado destacaram-se noutras ligas, como Rony Lopes, na altura jogador do Manchester City, pelo qual o AS Mónaco pagou 12 milhões de euros. Gelson Martins, ex-sporting, já tinha rumado ao Atlético de Madrid onde não se conseguiu destacar, chegando depois ao clube monegasco por 30 milhões de euros, tornando-se no jogador português mais caro de sempre da história do clube.

Nada disto seria possível sem mão portuguesa no corpo técnico do clube. Leonardo Jardim assumiu as rédeas do AS Mónaco em 2014 e, desde então, a influência portuguesa cresceu no seio de um dos clubes mais ricos da Europa. Os resultados acabaram por aparecer, quando o clube do principado acabou com a hegemonia do PSG, ainda que apenas por uma época, na temporada 2016/17.

Foi também sob o comando de Leonardo Jardim que um dos talentos mais entusiasmantes da Europa, Kylian Mbappé, emergiu para a elite do futebol, tendo sido uma das peças fundamentais na campanha vitoriosa da Ligue 1, e na chegada às meias-finais da Liga dos Campeões na mesma temporada.

O talento português ao nível futebolístico já não é novidade. Os clubes europeus têm perfeita noção do trabalho que é feito em Portugal ao nível da formação e, cada vez mais, estão dispostos a pagar pelos serviços dos jovens prodígios lusos, mas também pela experiência e conhecimento dos jogadores mais veteranos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.