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As recomendações da SIBS para não ser apanhado nas fraudes no MB Way

A SIBS garante que as burlas ou fraudes com serviços legítimos, como é o caso do MB Way, “são fundamentalmente um problema de segurança pública”.
  • DR
13 Novembro 2019, 19h58

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou, na terça-feira, 12 de novembro, todos os utilizadores da aplicação MB Way para o aumento de casos de burla relacionados com este método de pagamento. Até ao mês de maio, a PSP sustenta que existiam 135 queixas de burla.

No seguimento do alerta da PSP, a SIBS emitiu em comunicado os cuidados a ter para evitar ser apanhado nestas burlas. A SIBS garante que as burlas ou fraudes com serviços legítimos, como é o caso do MB Way, “são fundamentalmente um problema de segurança pública, pelo que a SIBS mantém uma relação estreita com as autoridades com vista a ajudar a prevenir ou identificar estas atividades”.

Neste caso em específico, os burlões recorriam sempre ao mesmo métodoOs burlões aproveitam anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio. Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores – os burlões, que mostram interesse naquela compra. Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efectuarem o pagamento do objecto via MB WAY, onde colocam o seu próprio número de telemóvel.

Quais são os conselhos da SIBS para evitar fraudes bancárias no MB Way?

A SIBS indica, no mesmo comunicado, sete recomendações bases para evitar ser apanhado num esquema de fraude e burla.

“Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem, à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do multibanco ou através de homebanking”, garante a responsável dos maiores processadores de pagamentos da Europa e África.

“Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco”, sustenta a segunda recomendação.

A terceira recomendação está em linha com a segunda, sendo que “nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco”.

Nunca deve fornecer dados confidenciais ou pessoas como resposta a mensagens de correio eletrónico ou por mensagem de texto, mesmo que a origem da solicitação lhe pareça ser legítima. Não seguir ligações que recebe nos emails ou por mensagens é a quinta recomendação do processador de pagamentos em Portugal.

Verificar os extratos bancários, de todas as contas que possui, com alguma regularidade é uma recomendação importante por parte da SIBS, uma vez que pode observar falta de dinheiro, mesmo que seja por outros motivos.

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