[weglot_switcher]

Ásia domina cada vez mais nos smartphones: Samsung e Huawei lideram vendas mundiais, Apple recua

Apesar de a Huawei ter registado o maior aumento percentual nas vendas, as vendas são lideradas pela Samsung, com a Apple a fechar o pódio.
  • Samsung
11 Novembro 2019, 14h49

A empresa chinesa Huawei parece estar a aumentar a vantagem nas vendas dos smartphones, mesmo após a proibição imposta pelos Estados Unidos da América, que atualmente se encontra em fase de tréguas.

Apesar da grande liderança no que toca a smartphones, não é a Huawei que tem o maior número de vendas, mas sim a sul-coreana Samsung, diz o jornal espanhol ‘El Mundo’ esta segunda-feira.

Por a Huawei estar a vender mais, significa também que mais telemóveis no mundo. Atualmente, a empresa tem uma participação de mercado avaliada em 19%. Devido a um aumento de vendas na ordem dos 29% no ano passado, a empresa tem sido a que mais apresentou progressão. A Samsung, por sua vez, tem uma participação de mercado de 22,4%, mas não tem apresentado grande aumento de vendas.

Em terceiro lugar fica a Apple, com uma quota de mercado de 12,3%, seguindo-lhe de perto a Xiaomi e a Oppo, com 9,1%, ambas empresas chinesas. Tendo em conta as quotas de mercado de cada empresa, verifica-se uma vantagem asiática, ou seja, das cinco maiores empresas, quatro são provenientes da Ásia.

Segundo dados relativos ao terceiro trimestre, entre 2018 e 2019, verificou-se uma subida de 11% nos smartphones da Samsung, o incremento de 29% na Huawei, uma queda de -7% nas vendas da Apple. Apesar de a Xiaomi estar em franco crescimento na área tecnológica, não se verifica o mesmo na venda dos smartphones, com as vendas a cair -3% entre os dois semestres, e a Oppo a aumentar as vendas em 6%.

Um dos pontos fortes das empresas asiáticas é o facto de estas estarem mais avançadas na implementação da rede 5G, enquanto a Apple só deve incluir a rede do futuro nos novos iPhones apresentados em setembro do próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.