[weglot_switcher]

Aspirantes a cientistas do colégio luso-francês do Porto ganham prémio europeu

Entre os muitos temas de investigação apresentados este ano contam-se a computação quântica, células solares inovadoras e uma investigação estatística sobre os estereótipos de género nas crianças dos cinco e os sete anos. 
21 Setembro 2021, 15h43

Sara Ribeiro Couto, Klára Sofia Varga e João Carlos Pereira Carvalho, alunos do Colégio Luso-Francês do Porto, ganharam o prémio JRC do 32.º Concurso da União Europeia (UE) para Jovens Cientistas (EUCYS),  no domínio do ambiente.

ATMOS, o projeto dos jovens portugueses incide na quantificação e desenvolvimento de uma nova metodologia para calcular a retenção de PM (particulate matter, na sigla inglesa), partículas microscópicas que resultam da queima incompleta de combustíveis fósseis, nas árvores.

Os primeiros prémios do 32.º EUCYS foram atribuídos a projetos da Alemanha, Bulgária, Espanha e Ucrânia, que receberão prémios pecuniários. Entre os muitos temas de investigação apresentados este ano contam-se a computação quântica, células solares inovadoras e uma investigação estatística sobre os estereótipos de género nas crianças dos cinco e os sete anos.

O Concurso da UE para Jovens Cientistas foi criado pela Comissão Europeia em 1989 para incentivar a cooperação e o intercâmbio entre jovens cientistas e dar-lhes a oportunidade de serem orientados por alguns dos investigadores mais proeminentes da Europa. Procura igualmente incentivar os jovens a estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática e a prosseguirem uma carreira nesses domínios.

Nesta edição o EUCYS participaram 158 jovens cientistas promissores, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos e provenientes de 34 países, que apresentaram 114 projetos diferentes a um júri internacional de cientistas de renome, presidido por Attila Borics, da Academia das Ciências da Hungria.

Os vencedores partilharam um montante total de 93 mil euros em prémios, repartidos entre os 18 prémios principais, bem como outros prémios, como visitas a algumas das organizações e empresas mais inovadoras na Europa. Foram anunciados numa cerimónia na Universidade de Salamanca, Espanha, após um concurso virtual de dois dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.