[weglot_switcher]

“Tu não vais embarcar neste voo”. Companhia aérea proíbe mulher de voar por vestir body

Laura C. tentou viajar para Barcelona, mas a companhia aérea não a deixou entrar no avião por considerar que a roupa não era apropriada. A companhia argumenta que a mulher ia em “fato-de-banho” e que o seu comportamento foi “abusivo”.
23 Julho 2019, 09h46

Uma jovem espanhola foi impedida de embarcar num voo da Vueling, depois da companhia aérea considerar que a sua roupa não era apropriada.

Laura C. usava um body, saia e ténis, mas a transportadora aérea espanhola insistiu que era um fato de banho e impediu-a de seguir viagem para Barcelona com o seu namorado segundo conta o jornal “El País” esta terça-feira.

Tudo aconteceu no último domingo quando o casal chegou ao aeroporto de Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, para fazerem o check-in e passarem pelas respetivas medidas de segurança, algo que decorreu sem problemas. As coisas começaram a complicar-se para Laura C., quando o portão de embarque foi aberto.

“Quando estava na fila, vi uma troca de olhares entre uma comissária de bordo e outro que estava nos balcões. Quando chegou a minha vez, o funcionário que me atendeu disse-me que assim eu não voava e que deveria comprar alguma coisa. Eu disse que tinha um lenço para me tapar e ele me disse que nem mesmo com o lenço”, referiu Laura C.

A comissária de bordo finalmente verificou o seu cartão de embarque e deixou-a passar para embarcar. No entanto, quando estava prestes a entrar na fila do avião, o funcionário disse-lhe que não iria entrar no avião. A jovem acabou por gravar a situação que foi partilhada posteriormente pela sua irmã na rede social Twitter.

No vídeo é possível ouvir-se outros passageiros a defenderem a jovem e mostrando o seu descontentamento para com os funcionários de bordo. As imagens terminam com a chamada da comissária de bordo para a Guardia Civil, com a responsável a garantir que os dois passageiros estavam a tentar entrar no avião quando o comandante lhes negou a possibilidade de embarcarem por vestirem “roupas inapropriadas”.

Os agentes escoltaram o casal para fora da zona de segurança até o balcão da companhia aérea para estes apresentarem queixa.

A Vueling afirma que as condições do transporte de passageiros se aplicam igualmente a homens e mulheres e que são concebidas “para defender e proteger a segurança de todos os seus passageiros e para regular o seu comportamento em benefício de todos”.

Também na sua conta de Twitter, a companhia aérea lembra que pode negar acesso a passageiros cuja conduta não se adapte a essas condições e insiste que Laura C. “estava de fato de banho” e que o seu comportamento foi “abusivo”.

Laura C. pretende apresentar queixa na Direção Geral de Consumo do Governo das Baleares para denunciar tudo o que aconteceu e recuperar o valor da passagem do voo.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.