[weglot_switcher]

Associação cabo-verdiana Amupal vai subaproveitar frutas em Planalto Leste

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse que a associação tem projectos para aproveitar esse potencial, um dos quais já na fase de implementação, relacionado com a produção de sumos, doces e licores.
17 Setembro 2018, 15h23

Uma grande quantidade de frutas, produzidas no perímetro do Planalto Leste de Santo Antão, tem sido subaproveitada pelos agricultores, ao longo dos anos, facto que preocupa a associação local das mulheres, a Amupal.

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse que a associação tem projectos para aproveitar esse potencial, um dos quais já na fase de implementação, relacionado com a produção de sumos, doces e licores a partir da transformação de frutas, como marmelo, maçã e outros, produtos que estão no mercado há cerca de três meses.

Trata-se de um projecto que contou com apoio da Cooperação Portuguesa e da organização não-governamental Atelier Mar, que abarca 17 mulheres chefes de família, segundo a presidente da Amupal, Josefa Sousa.

A Amupal tem na forja outros projectos visando o aproveitamento do potencial existente no Planalto Leste a nível da  fruticultura, estando a procura de parceiros para avançar para uma experiência piloto de produção de vinhos.

A ideia é produzir, sobretudo, para os turistas que frequentam Planalto Leste, zona onde existe uma “importante produção” de uvas, mas desaproveitada pelos próprios agricultores.

Foi já lançada a ideia de promoção de uma feira no Planando Leste para divulgar o potencial agrícola da localidade, com enfoque no domínio da fruticultura.

Figos, marmelo e maçã da terra, produzidos em abundância, têm estado a ser vendidos ao desbarato ou estragar no Planalto Leste.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.