Associação cabo-verdiana Amupal vai subaproveitar frutas em Planalto Leste

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse que a associação tem projectos para aproveitar esse potencial, um dos quais já na fase de implementação, relacionado com a produção de sumos, doces e licores.

Uma grande quantidade de frutas, produzidas no perímetro do Planalto Leste de Santo Antão, tem sido subaproveitada pelos agricultores, ao longo dos anos, facto que preocupa a associação local das mulheres, a Amupal.

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse que a associação tem projectos para aproveitar esse potencial, um dos quais já na fase de implementação, relacionado com a produção de sumos, doces e licores a partir da transformação de frutas, como marmelo, maçã e outros, produtos que estão no mercado há cerca de três meses.

Trata-se de um projecto que contou com apoio da Cooperação Portuguesa e da organização não-governamental Atelier Mar, que abarca 17 mulheres chefes de família, segundo a presidente da Amupal, Josefa Sousa.

A Amupal tem na forja outros projectos visando o aproveitamento do potencial existente no Planalto Leste a nível da  fruticultura, estando a procura de parceiros para avançar para uma experiência piloto de produção de vinhos.

A ideia é produzir, sobretudo, para os turistas que frequentam Planalto Leste, zona onde existe uma “importante produção” de uvas, mas desaproveitada pelos próprios agricultores.

Foi já lançada a ideia de promoção de uma feira no Planando Leste para divulgar o potencial agrícola da localidade, com enfoque no domínio da fruticultura.

Figos, marmelo e maçã da terra, produzidos em abundância, têm estado a ser vendidos ao desbarato ou estragar no Planalto Leste.

Ler mais
Recomendadas

OE2019 de Cabo Verde estimado em 644 milhões de euros

As grandes linhas do documento foram aprovadas na reunião do Conselho e Ministros desta quarta-feira.

Grupo Sousa melhora cobertura de Cabo Verde

A transportadora portuguesa Portusline Containers International aumenta a cobertura das ilhas de Cabo Verde com o lançamento, esta semana, de um serviço quinzenal, da marca ‘Alver Line’, ligando Algeciras e Tânger ao Porto Praia e Mindelo.

Portuguesa Transinsular vence concurso em Cabo Verde para transporte marítimo inter-ilhas

A empresa portuguesa Transinsular é a vencedora do concurso público internacional para a gestão e exploração do serviço de Transporte Marítimo Inter-Ilhas, informa o Governo, garantindo que se encontram reunidas todas as condições para a conclusão do processo. Em nota enviada à Inforpress, o executivo cabo-verdiano sublinha que a Transinsular foi a única candidata admitida […]
Comentários