[weglot_switcher]

Associação de marketing lança barómetro sobre impacto da Covid-19 no setor

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) lançou o barómetro ‘Impacto Covid-19 no Marketing’, com base num questionário a diretores de marketing. Será atualizado a cada 20 dias.
26 Março 2020, 13h37

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) acaba de anunciar o desenvolvimento do Barómetro ‘Impacto Covid-19 no Marketing’. Os resultados apresentados tiveram por base um questionário feito a uma audiência de 129 empresas/diretores de marketing do tecido empresarial português. O barómetro será atualizado a cada 20 dias, com o objetivo de registar a evolução do impacto do novo coronavírus no marketing.

A primeira edição do barómetro conclui que 86% das empresas podem e conseguem funcionar em regime remoto ou misto. 52% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para março e abril, refere a associação. O potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes, lê-se no documento.

Quanto ao impacto no orçamento, da totalidade dos inquiridos, 18% dos marketers, viu o seu budget completamente eliminado. Sendo mais preocupante os números registados em termos de operação das empresas em que 22% parou completamente as suas operações ou produção.

No que diz respeito à comunicação, os dados do barómetro revelam que 54% dos 129 inquiridos considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer. Apenas 14% decidiu parar totalmente qualquer comunicação.

Rui Ventura, presidente da APPM,  refere que “o estudo mostra-nos também que esta pandemia vai obrigar muitas empresas a acelerar a sua transformação digital e a rever os seus processos de modo a torna-los mais ágeis. Apesar do quadro ser de apreensão, o barómetro aponta para outros aspetos positivos: é um bom momento para testar inovação e criatividade para ultrapassar alguns dos obstáculos”.

“Acredito que este momento, apesar da dificuldade extrema que coloca às empresas nos vai tornar mais fortes, mais coesos e mais próximos”, concluiu Rui Ventura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.