[weglot_switcher]

Associação mundial de investigação em fibras naturais nasce na UMinho

A Universidade do Minho, em Guimarães, vai sediar em breve a nova Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais.
29 Julho 2017, 18h30

A presidência cabe a Raul Fangueiro, coordenador da plataforma internacional Fibrenamics da UMinho, e estão já pré-inscritos membros de 15 países, como Reino Unido, Argentina, Austrália, África do Sul e Japão.

A associação pretende, entre outras medidas, “colmatar algumas necessidades na transferência de conhecimento dos centros de investigação para o mercado, fomentar o trabalho colaborativo entre organizações do setor e integrar todas as partes interessadas na investigação em fibras naturais, desde a criação de conhecimento até à geração e comercialização de produtos inovadores”.

A rede está aberta a investigadores, técnicos e empresários; institutos, unidades de investigação e desenvolvimento, universidades e centros tecnológicos, empresas e outras associações.

 

O presidente

Raul Fangueiro, 48 anos, natural de Braga, é doutorado em Engenharia Têxtil pela UMinho, onde é professor da Escola de Engenharia, investigador do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), líder da plataforma Fibrenamics e coordenador de um grupo de 40 investigadores no campo dos materiais à base de fibras e compósitos. Publicou mais de 140 artigos em revistas científicas, 36 livros e capítulos de livros e tem 15 patentes de produtos e tecnologias inovadoras. Já apresentou mais de 350 comunicações, sendo frequentemente convidado para palestras em todo o mundo. É também mentor e responsável da ICNF, além de liderar vários projetos científicos nacionais e internacionais.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.