[weglot_switcher]

Associação Portuguesa de Profissionais de Protecção de Dados promove o 1.º Encontro Nacional

Protecção de dados, segurança e privacidade vão estar em debate em Cascais.
7 Setembro 2018, 19h42

A Associação Portuguesa de Profissionais de Protecção de Dados (APDPO) assinala o seu primeiro ano de actividade em Portugal com a realização do 1º Encontro Nacional dos Profissionais de Protecção e Segurança de Dados.

Subordinada ao tema “As Empresas Portuguesas e a Protecção de Dados na Economia Digital”, a iniciativa realiza-se no próximo dia 17 de Setembro, no Hotel Cascais Mirage, entre as 9h00 e as 13h00.

O encontro com profissionais deste sector “pretende discutir as questões mais prementes da área nomeadamente a forma como estes especialistas conciliam, na sua actividade diária dois princípios diferentes nas sociedades digitais do século XXI: reforçar e garantir a privacidade dos dados, como um direito fundamental dos indivíduos, e promover a inovação neste âmbito”.

Para Margarida Ferreira, Presidente da Direcção da Associação dos Profissionais de Protecção e de Segurança de Dados, e promotora desta iniciativa: “O RGPD, ao aplicar-se às cerca de 350 mil empresas existentes em Portugal e a todas as entidades públicas, é uma oportunidade única para todos os profissionais desta área, bem como para as empresas, de analisar a informação que possuem, os seus procedimentos, os contratos e a distribuição interna de responsabilidades. A APDPO coloca-se assim ao lado de todos os profissionais de protecção e segurança de dados, proporcionando o diálogo e a troca de experiências”.

Recentemente, a Associação criou um consultório técnico e outro jurídico onde são estudados temas como o Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados (RGPD) é aplicado ao quotidiano das organizações, e a Legislação Europeia de Protecção de Dados e Privacidade, sendo também desenvolvidos pareceres sobre este pacote legislativo.

A Associação tem vindo também a dinamizar diversos workshops destinados a esclarecer os aspectos relacionados com estas temáticas em sessões como Privacy Impact Assessment; Hacking – Broken Authentication; ou Hacking Injection Flaws.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.