Associação vai propor criação de lista negra dos devedores da luz e gás

A Associação de Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado alerta que existem clientes que saltam de contrato em contrato para não pagar a fatura. “Não existe controlo ao turista energético”, avisa o presidente Ricardo Nunes.

A Associação de Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado (ACEMEL) vai propor à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a criação de uma lista negra dos devedores da luz e do gás, revela o “Jornal de Notícias” (JN) na edição desta terça-feira.

“Não existe controlo ao turista energético. Temos dificuldades legais para controlar este fenómeno, acrescidas desde que existe Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”, explica Ricardo Nunes, presidente da ACEMEL, em entrevista ao JN.

O dirigente associativo alerta que existem clientes que saltam de contrato em contrato para não pagar a fatura, acabando por acumular dívidas que, ao fim de seis meses, prescrevem. “As empesas mais pequenas são as que mais sofrem com isso (…). Na EDP, como tem muitos clientes, não faz tanta mossa”, afirma Ricardo Nunes.

A ACEMEL representa 13 empresas de electricidade e gás, mais de metade dos 24 comercializadores ativos no país. O aviso face a este problema no controlo de dívidas foi dado por agentes do mercado como Luzigás, Logica Energy e Rolear Viva, de acordo com o mesmo jornal.

Recomendadas

Conservar alimentos no congelador: Dicas para bem comprar e congelar

Não se esqueça que para congelar alimentos o equipamento terá de apresentar quatro estrelas. Os congeladores de três servem apenas para conservar os produtos comprados já congelados.

A preparar as férias? Estes são os seguros de saúde que tem de ter em dia para ir descansado

O Doutor Finanças sublinha que o seguro de viagem “tem como intuito proteger a pessoa individual ou coletiva em momentos de deslocação”, podendo existir várias coberturas “consoante a companhia que disponibiliza o serviço”.

Já recebeu o reembolso do IRS? Saiba como rentabilizá-lo

Depositar o dinheiro, Planos Poupança Reforma ou certificados de dívida pública? Existem várias opções para quem quer colocar o reembolso do IRS a render.
Comentários