[weglot_switcher]

Ataque a petroleiro israelita: Irão avisa que responderá a qualquer ação

Teerão descarta responsabilidades que lhe foram atribuídas pelos Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Roménia. Os analistas consideram que o é mais um episódio da guerra não declarada entre Irão e Israel.
3 Agosto 2021, 07h40

O Irão “não hesitará em proteger a sua segurança e os interesses nacionais, e responderá imediata e decisivamente a qualquer aventureirismo”, se a crise aberta pelo alegado ataque de forças militares do país a um navio petroleiro israelita motivar uma resposta dura da parte de Tel Avive.

Tanto Israel como os Estados Unidos e o Reino Unido culparam o regime da República islâmica do ataque – aparentemente com o recurso a drones – mas o porta-voz do Ministério nos Negócios Estrangeiros do Irão, Saeed Khatibzadeh, disse que “se estes países têm alguma evidência para apoiar as suas alegações infundadas, devem fornecê-la”.

Recorde-se que um segurança britânico e um membro da tripulação romeno foram mortos no que os Estados Unidos o Reino Unido e o operador do navio, a Zodiac Maritime, disseram que parecia ser um ataque de drones. Os dois países seguiram Israel ao culpar o Irão pelo ataque, com Washington a prometer uma “resposta apropriada”. Khatibzadeh acusou os Estados Unidos e o Reino Unido de apoiar efetivamente “ataques terroristas e sabotagem de navios comerciais do Irão” pelo seu “silêncio”.

O Reino Unido convocou o embaixador do Irão em Londres em resposta ao ataque ao petroleiro. “O embaixador iraniano no Reino Unido, Mohsen Baharvand, foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em resposta ao ataque”, adiantava um comunicado do governo britânico desta segunda-feira.

“O Irão deve cessar imediatamente as ações que colocam em risco a paz e a segurança internacionais”, acrescentava o documento, dizendo que “os navios devem ser autorizados a navegar livremente de acordo com o direito internacional”.

O secretário dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, disse no domingo passado que a Grã-Bretanha “acredita que o ataque foi realizado pelo Irão e foi deliberado, direcionado e ilegal”. A Roménia também atribuiu a responsabilidade ao Irão.

“Não há justificação para atacar deliberadamente civis. Continuamos a coordenar com os nossos parceiros uma resposta apropriada”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Roménia, Bogdan Aurescu, em comunicado. Do mesmo modo, o embaixador iraniano foi convocado para o Ministério em Bucareste.

As forças da Marinha dos Estados Unidos ajudaram a tripulação atingida depois de responderem a um pedido de socorro de emergência e viram evidências do ataque, disse um comunicado do Exército norte-americano.

Vários analistas convergiram na evidência de que o ataque trazia todas as marcas de retaliação na guerra não declarada entre Israel e o Irão, na qual navios ligados a cada uma das nações foram alvejados quando avançavam nas águas do Golfo Pérsico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.