[weglot_switcher]

Atelier Digital da Google forma 35 mil em Portugal no primeiro ano

Nos próximos anos vão surgir qualquer coisa como 820.000 vagas em competências digitais, segundo a Comissão Europeia.
8 Fevereiro 2018, 17h01

Desde o seu lançamento em dezembro de 2016, o Atelier Digital já treinou 35.115 portugueses em competências digitais, entre formações online e sessões presenciais realizadas em Lisboa, Setúbal, Leiria, Aveiro, Porto e Peniche.  Este é o balanço do primeiro ano da iniciativa da Google, apoiada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Superiores.

Estes resultados fantásticos renovam as nossas expectativas para 2018 de querermos fazer mais e ainda melhor e mantendo o desígnio de pretendermos continuar a ser um motor de crescimento para Portugal e para a Europa, salientou Francisco Ruiz Anton, diretor de Assuntos Institucionais da Google Portugal e Espanha.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que participou na sessão, juntamente com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  destacou a importância de mobilização da sociedade portuguesa para os desafios da digitalização. Maria Fernanda Rollo sublinhou designadamente que “a literacia digital, a programação, a aquisição de competências digitais, em geral, contribui para aumentar a participação dos cidadãos num mundo crescentemente digital, em que a utilização intensiva das TIC domina progressivamente todas as dimensões da atividade humana.”

Em dezembro foram acrescentados três módulos de aprendizagem à formação online, passando passando agora a totalizar 26 módulos, que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, e-mail, redes sociais, redes ‘display’, vídeo, e-commerce, ‘web analytics’, dispositivos móveis, internacionalização, entre outros.

A formação baseia-se em tutoriais em vídeo seguidos de actividades. No final, os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

Já a formação presencial irá continuar a ter como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e Internacionalização conciliando teoria e prática.

No final, e após testes com aproveitamento, cada formando recebe um certificado. A primeira formação presencial de 2018 terá lugar de 28 de fevereiro a 02 de março no Instituto Politécnico de Setúbal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.