[weglot_switcher]

Atenas é a Capital Europeia da Inovação e ganha um milhão de euros

Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Lisboa, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena foram as cidades finalistas à distinção de Bruxelas.
6 Novembro 2018, 10h53

A cidade grega de Atenas é a nova Capital Europeia da Inovação, anunciou esta terça-feira de manhã o comissário europeu para Investigação, Ciência e Inovação, no palco principal da Web Summit.

Carlos Moedas divulgou o vencedor dos últimos “European Capital of Innovation Awards“, no âmbito do programa iCapital, do Horizonte 2020, e disse que os prémios aceleram a inovação – que, na sua opinião, é algo que só se consegue através de dois ideais: diversidade e tolerância.

“Sem diversidade de ideias e de pessoas não se consegue inovar. Sem tolerância não deixas essa diversidade crescer”, garantiu o ex-secretário de Estado Adjunto no Central Stage da conferência tecnológica, pouco antes de entregar o prémio ao mayor de Atenas.

Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Leuven (Bélgica), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Toulouse (França), Umeå (Suécia) e Viena (Áustria) foram as 12 finalistas à distinção de Bruxelas (que, em meados de outubro, passaram a apenas seis: Aarhus, Atenas, Hamburgo, Leuven, Toulouse e Umeå), mas foi a cidade helénica que levou o galardão e um milhão de euros “em cash“, como frisou o comissário europeu.

“Muitas cidades europeias são líderes mundiais em inovação urbana. Encontram novas maneiras de envolver os cidadãos na vida da comunidade, apoiar o crescimento dos negócios ou adaptar-se aos desafios globais e sustentar o tecido social local. Todos os concorrentes para o título Capital Europeia da Inovação são testemunhas de tais esforços”, assegurou Carlos Moedas, aquando do anúncio dos finalistas à distinção da Comissão Europeia.

Notícia atualizada

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.