[weglot_switcher]

Atividade económica diminuiu em novembro

Por outro lado o clima de negócios estabilizou em dezembro. Dados do INE mostram uma diminuição na indústria em novembro, bem como uma aceleração em termos nominais nos serviços.
20 Janeiro 2020, 14h00

O indicador de atividade económica diminuiu em novembro do ano passado, enquanto o do clima económico em dezembro estabilizou, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira.

“O indicador de atividade económica diminuiu em novembro, à semelhança do mês anterior”, refere o orhanismo, acrescentando que por outro lado o indicador de clima económico estabilizou nos últimos dois meses.

“A informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP), disponível até novembro, aponta
para uma diminuição na indústria, bem como uma aceleração em termos nominais nos serviços e
uma desaceleração em termos reais na construção”, destaca.

A síntese económica de conjuntura explica que o consumo privado desacelerou em novembro, com um menor contributo de consumo não duradouro, “tendo a componente de consumo duradouro apresentado um contributo positivo ligeiramente maior”.

O investimento também desacelerou em novembro, “devido ao contributo negativo mais intenso da componente de material de transporte e ao contributo positivo menos expressivo das componentes de máquinas e equipamentos e de construção”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.