[weglot_switcher]

Atividade económica e consumo privado apresentam melhoria em setembro

Em setembro, os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado recuperaram face ao mês anterior, sustenta o Banco de Portugal nos dados divulgados esta sexta-feira.
23 Outubro 2020, 11h48

Os indicadores coincidentes para a atividade económica e para o consumo privado registaram uma ligeira melhoria no mês de setembro depois de vários meses a registar reduções acentuadas, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), publicados esta sexta-feira, 23 de outubro.

Os dados do regulador bancário revelam que a a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica aumentou para -10,7%, face aos -11% registados em agosto. Já a variação homóloga do indicador para o consumo privado desceu para -9,1% em junho, que compara com os -9,7% de agosto.

“Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico. Assim sendo, apresentam um perfil mais alisado e não se destinam a refletir em cada momento do tempo a evolução da taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais”, aponta a entidade.

Ainda assim, o BdP assume que se podem verificar revisões. “Na atual conjuntura, face às alterações bruscas e significativas na evolução das séries usadas no cálculo dos indicadores coincidentes, é expectável que se verifiquem revisões nestes indicadores superiores ao habitual”, realça o BdP, acrescentando que “os indicadores coincidentes, por definição, apresentam um perfil mais alisado do que o agregado macroeconómico que pretendem captar”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.