[weglot_switcher]

Atividade económica recupera para níveis acima de 2019 na última semana de abril

Mário Centeno antecipou que o indicador diário de actividade económica, que será divulgado amanhã, aponta para um crescimento homólogo “claramente elevadíssimo” face a 2020, mas “muito mais relevante, positivo face a 2019”.
  • Lisboa, Portugal
5 Maio 2021, 14h19

A última semana de abril foi de recuperação para a atividade económica em Portugal, atingindo níveis acima do período homólogo de 2019. O anúncio foi feito pelo governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta quarta-feira, em jeito de antecipação ao indicador que será divulgado pelo regulador amanhã.

“O indicador diário da última semana demonstra uma recuperação muito significativa da tendência de crescimento da economia portuguesa. Essa tendência já está nestas semanas acima daquilo que é o valor para 2019”, disse Mário Centeno, em respostas aos jornalistas, durante a sessão de apresentação do “Boletim Económico de maio”, esta quarta-feira.

O governador do BdP assinalou que o indicador diário de actividade económica, publicado todas as quintas-feiras, “aponta para crescimento homólogo claramente elevadíssimo face a 2020, mas muito mais relevante, positivos face a 2019”.

Os dados publicados a semana passada apontaram para que a atividade económica nacional tenha mantido na passada anterior um ritmo semelhante ao registado no período anterior. Segundo o indicador, a economia nacional verificou “variações próximas das observadas na semana anterior”. Este cenário corresponde à semana terminada a 25 de abril.

Dado que o indicador é calculado com base no período homólogo e que, há um ano atrás, o país se encontrava já condicionado pela pandemia de Covid-19, o banco central decidiu incluir na sua análise o ano de 2019, de forma a eliminar um efeito base nos dados referentes a 2021. Ainda assim, o resultado para a semana em análise não apresenta grandes variações, espelhando igualmente uma situação semelhante à vivida na semana anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.