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Audiências. SIC é líder há 22 meses, mas rival TVI aproxima-se cada vez mais

SIC lidera as audiências no universo dos canais generalistas, graças aos programas de informação e ficção em horário nobre. TVI recupera terreno face ao canal líder, impulsionada pelo horário da manhã. Em janeiro, a TVI estava a 6,5 pontos percentuais da SIC, agora está a menos de dois potnos.
2 Dezembro 2020, 12h52

A competição pela liderança das audiências televisivas está aguerrida. A SIC é o canal mais visto há 22 meses consecutivos, mas a estação rival de Queluz de Baixo está a conseguir encurtar a distância. Pelo segundo mês consecutivo, a TVI recuperou terreno e está agora a menos de dois pontos percentuais da estação de Paço d’Arcos.

Em novembro, segundo dados da GFK/CAEM, a estação do grupo Impresa conseguiu um share de 18,4%, seguindo-se o canal da Media Capital com 16,6%. A estação pública RTP fixou o nível da sua audiência nos 12,4% de share.

Em comunicado, a SIC adianta que foi o canal mais visto em novembro graças ao conjunto dos programas que compõem a grelha semanal do canal, designamente, o Primeiro Jornal e o Jornal da Noite (informação), as novelas Nazaré e Terra Brava e a série Golpe de Sorte.

O grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão indica que o Jornal da Noite foi o programa de informação “mais visto, de segunda a domingo”, com um share de 23,7% e uma audiência média de 13,2%, “o que corresponde a 1.252.700 telespectadores fidelizados”.

Acresce a liderança no horário nobre ( à noite, o que reúne maior concentração de audiência), com a SIC a liderar com 22,4% de share, contra 19,5% de share da TVI e os 13,1% da RTP. “[A SIC foi] o canal que mais subiu face a outubro, mais 0,3 pontos percentuais”.

A estação de Paço d’Arcos adianta que a novela Nazaré foi o “programa de ficção mais visto” em novembro, no universo dos canais generalistas, reunindo um share 24,1% e 12,8% de audiência média, “o que corresponde a 1 milhão 208 mil e 300 telespectadores”.

A programação do fim de semana também contribuiu com os programas de humor “Terra Nossa”, apresentado por César Mourão, ao sábado, e “Isto é Gozar com Quem Trabalha – 2ª Vaga”, apresentado por Ricardo Araújo Pereira, a reunir cada um uma audiência média superior a 1,232 milhões de telespectadores.

TVI recupera terreno
Apesar da posição dominante estabelecida pela SIC, a rival TVI está cada vez mais próxima dos números do canal da Impresa. “Em novembro, a TVI reduz novamente a diferença para o canal líder, que é agora de 1,8 pontos percentuais, comparativamente com 2,2 pontos percentuais verificados em outubro”, lê-se num comunicado da Media Capital.

A melhoria das audiências da TVI é significativa, tendo em conta que em janeiro o canal de Queluz de Baixo estava a 6,5 pontos percentuais da SIC.

A aproximação da TVI à SIC traduz-se, sobretudo, pelo bom desempenho do canal no entretenimento. O programa “Você na TV”, apresentado por Manuel Luís Goucha continuou a liderar, segundo a TVI, as audiências no horário da manhã em novembro. Essa liderança no horário das manhãs é reforçada com o programa “Dia de Cristina”, que, embora não tenha um dia fixo para ir para o ar, reuniu uma “audiência média superior a 415 mil espectadores”.

A TVI realça, ainda, a importância do “Big Brother – A Revolução”, apresentado todos os domingos por Teresa Guilherme, na recuperação de terreno face à SIC. Em novembro, o programa “cativou, em média, 917 mil espectadores, na faixa das 22h-01h e conseguiu um share de 22,9%, reafirmando o lugar de programa favorito dos portugueses nos serões de domingo”.

“Durante a semana, o programa é líder no importante horário do late-night com uma quota de mercado de 18,2%”, indica a estação.

Na informação, a TVI ficou atrás em novembro dos programas informativos da SIC. Ainda assim, e sem revelar números, a Media Capital diz que os resultados alcançados pelo Jornal da Uma e pelo Jornal das 8 da TVI “revelam uma clara tendência de crescimento e em muito contribuíram para o desfecho do mês de novembro”.

A SIC lidera as audiências entre os canais generalistas desde fevereiro de 2019, após a contratação da apresentadora Cristina Ferreira, cujo programa das manhãs impulsionam bastante as audiências da estação de Paço d’Arcos, no último ano. No verão, Cristina Ferreira voltou à TVI. A apresentadora lidera a estação no entretenimento desde setembro, sendo também acionista e vogal no conselho de administração da Media Capital.

A estação de Queluz de Baixo passou por alterações na estrutura acionista, com o canal a sofrer alterações nas suas equipas de gestão. O plano do canal da Media Capital é lutar pela liderança nas audiências, com novos programas de entretenimento e uma nova estrutura na informação.

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