[weglot_switcher]

Aumento do preço das casas em Portugal espalha-se “como mancha de petróleo”, diz El País

Jornal espanhol aponta Lisboa, Porto e a costa do Algarve como líderes no ‘boom’ do setor imobiliário.
2 Outubro 2017, 20h46

O jornal El País dedica esta segunda-feira um artigo ao boom do setor imobiliário em Portugal que diz ser “alimentado pela farta de oferta e pelo alto investimento estrangeiro”.

“Os erasmus que chegam ao Porto deparam-se com uma desagradável surpresa, o preço da habitação subiu cerca de 40%”, começa por escrever o jornal espanhol, que acrescenta que “são vítimas do boom imobiliário que Lisboa vive e que pela primeira vez se estende ao resto de Portugal”.

Lisboa, Porto e a costa do Algarve são apontadas como líderes no boom do setor imobiliário e se na Europa o aumento médio do setor é de 4,5%, em Portugal atingiu 8% no último trimestre.

O El País sublinha que o aumento dos preços imobiliários desde 2013 deixou de ser um fenómeno de exclusivo de Lisboa, “a cidade europeia da moda” e está a espalhar-se “pelo país como uma mancha de petróleo que preocupa alguns e outros não”. Salienta, também, que a diferença entre Portugal e outros países reside no facto do crescimento do setor imobiliário ser impulsionado pela reabilitação e não pela construção.

“O olho do furacão está em Lisboa”, explica Ricardo Guimarães, diretor de Imóveis Confidenciais (CI) ao jornal espanhol.

Mas nem todos estão contentes e o El País sublinha-o. “Estamos numa bolha”, salienta Luis Menezes Leitão, “apenas os intermediários negam isso; outra coisa é que [essa bolha] vai rebentar “. O presidente da Associação de Proprietários de Lisboa (ALP) aponta as causas da bolha imobiliária: o imposto sobre novas propriedades, a extensão do congelamento de rendas, a concessão de vistos gold para a compra de apartamentos de meio milhão de euros, o turismo e os benefícios para os aposentados estrangeiros.

“Se estes últimos incentivos forem mantidos, não se espera que a bolha expluda num ou dois anos. Em qualquer caso, a grande desvantagem é o mercado de aluguer. Com o aumento dos impostos e o congelamento das rendas, o proprietário prefere vender “, acrescenta. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.