[weglot_switcher]

Aumento do salário mínimo vai obrigar Governo a mexer no IRS

A subida no tecto máximo do rendimento do 1º escalão de IRS e o desdobramento do 2º escalão em dois será receita do Governo para diminuir o IRS a 1,6 milhões de famílias.
12 Setembro 2017, 08h51

O teto máximo do rendimento do 1º escalão de IRS vai sofrer alterações quando o salário mínimo nacional passar dos atuais 557 euros para 580 euros. Ao que apurou o Correio da Manhã, o Governo quer aproveitar as mudanças no ordenado mínimo das famílias para colocar o valor máximo do 1º escalão de IRS em mais de 7091 euros por ano.

Assim, as famílias que se inserem neste escalão – um dos dois que deverão ser alterados no Orçamento do Estado para 2018, a par com o 2º escalão – terão necessariamente de ter taxas de IRS inferiores. O Executivo de António Costa pretende beneficiar os contribuintes cujo salário chegue aos 1447 euros mensais, conforme adianta ainda o matutino, na edição desta terça-feira.

A esta subida no teto máximo do rendimento do 1º escalão de IRS junta-se o desdobramento do 2º escalão em dois, para que sejam estabelecidos novos tectos mínimos e máximos de rendimentos anuais nesses escalões então separados, e assim se desenvolverá a receita do Governo para diminuir o IRS a 1,6 milhões de famílias, nota ainda o CM.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.