[weglot_switcher]

Autarca de Borba diz-se orgulhoso do Estado devido às indemnizações

“Esta atitude do Estado português é, de facto, a atitude de um Estado. Infelizmente, por muitas vezes já duvidei do Estado mas sinceramente, hoje estou contente com o Estado que temos em Portugal, que felizmente assumiu”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Borba.
28 Dezembro 2018, 10h02

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, disse estar orgulhoso do Estado por causa do pagamento de indemnizações às vítimas da queda da EM255 em Borba. Em declarações à ”TSF”, o autarca afirmou: “Esta atitude do Estado português é, de facto, a atitude de um Estado. Infelizmente, por muitas vezes já duvidei do Estado mas sinceramente, hoje estou contente com o Estado que temos em Portugal, que felizmente assumiu”.

As palavras de António Anselmo chegam depois de o Conselho de Ministros ter aprovado “a atribuição de indemnizações pela morte das vítimas da derrocada parcial da Estrada Municipal 255, em Borba”. No entanto, o comunicado do Governo também sublinha que “esta decisão não prejudica o apuramento de eventuais responsabilidades relativamente às quais possa vir a ser exercido direito de regresso por parte do Estado”. Ou seja, se as investigações concluírem que a culpa da queda da estrada foi da autarquia, então é possível que a Câmara tenha de devolver ao Estado o dinheiro gasto nas indemnizações.

Quanto ao apuramento dos culpados, António Anselmo desvaloriza se “a culpa é do Zé ou do Manuel”. “Neste momento a culpa nem é de ninguém, eu sei lá de quem é a culpa. Agora, a atitude do Estado é uma atitude que me orgulha enquanto português”, reforçou.

O comunicado do Conselho de Ministros afirma também que a fiscalização, gestão e conservação da estrada municipal 255 eram da competência exclusiva do município de Borba. O autarca entende que este ainda não é o momento para comentar a imputação dessas responsabilidades.

“Passou um mês, não é? Acho que devemos ter um bocado de paciência. Primeiro enterrámos os mortos, as famílias fizeram o luto e o sofrimento às famílias ninguém o tira. Cá estaremos para assumir o que tivermos de assumir”, garantiu, em declarações à rádio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.