[weglot_switcher]

Autarquia diz que a Galp “não pretende instalar refinaria de lítio” em Matosinhos

A autarca de Matosinhos diz que a posição lhe foi transmitida pela Galp numa reunião. Luísa Salgueiro diz que a decisão de encerramento tem um “impacto social inegável para o país, para a região norte e para Matosinhos”.
13 Janeiro 2021, 15h42

A câmara municipal de Matosinhos disse hoje que a Galp não tem intenções de instalar uma refinaria de lítio no local da atual refinaria de petróleo em Leça da Palmeira.

“A Galp não pretende instalar uma refinaria de lítio” no local da atual refinaria petrolífera, disse hoje a autarca de Matosinhos no Parlamento.

Luísa Salgueiro disse que foi esta a posição transmitida pela Galp numa reunião com o presidente executivo da petrolífera, Carlos Gomes da Silva, onde também estava presente o ministro do Ambiente.

A autarca diz que tomou conhecimento da decisão de encerramento na véspera da decisão ser tornada pública no dia 20 de dezembro. “Foi dito que a decisão de encerramento está fechada e é irreversível”, afirmou.

Com 400 trabalhadores diretos e mil postos de trabalho indiretos na refinaria, Luísa Salgueiro disse que a decisão de encerramento tem um “impacto social inegável para o país, para a região norte e para Matosinhos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.