[weglot_switcher]

Autarquias vão pagar dívida de 225 milhões às empresas de água em 25 anos

A dívida poderá estar regularizada em 25 anos. As câmaras municipais de Guarda, Fundão, Vila Real de Santo António devem mais de 20 milhões de euros às empresas de captação e fornecimento de água e de tratamento de esgotos.
1 Março 2018, 08h56

As câmaras municipais têm uma dívida de 225 milhões de euros às empresas de captação e fornecimento de água e de tratamento de esgotos. O montante em falta poderá estar liquidado em 25 anos, assim que o Governo implementar um regime extraordinário.

A notícia é avançada pelo “Jornal de Notícias” esta quinta-feira, 1 de março, e refere que, até ao final deste mês, o Executivo vai estabelecer um regime extraordinário para tentar regularizar as contas em 25 anos.

A Águas de Portugal assinala que, até ao último dia do ano passado, havia um total de cerca de 30 autarquias devedoras. “Os municípios com montantes em dívida mais significativos, em valor e antiguidade, eram as câmaras da Guarda, Fundão, Vila Real de Santo António, com valores superiores a 20 milhões [de euros]”, afirma ao JN o Ministério do Ambiente.

O Governo pretende que a dívida seja regularizada no período de 15 a 25 anos, com juros baixos, através da alienação da dívida das autarquias nacionais à banca comercial. Em parceria com o Banco Europeu de Investimento, as entidades bancárias darão empréstimos às câmaras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.