[weglot_switcher]

Autárquicas: Conheça as regras para votar em segurança

Utilização de máscara e desinfetante de mãos estão entre as recomendações de segurança da Comissão Nacional de Eleições na hora de votar nas eleições autárquicas deste domingo.
  • Nuno Veiga / Lusa
25 Setembro 2021, 11h00

A partir das 8 horas e até às 20 horas poderá votar para as eleições autárquicas deste domingo, mas a Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomenda alguns cuidados na hora de votar. Entre as regras de segurança incluem-se:

  • Os eleitores devem utilizar máscara durante todo o processo de votação. Contudo, esta é apenas uma recomendação, com a CNE a não impedir eleitores sem máscara de votarem
  • Os eleitores devem manter a distância de dois metros de segurança entre eles
  • Os eleitores devem desinfetar as mãos com uma solução à base de álcool, à entrada e à saída da secção de voto
  • Os membros de mesa de voto devem assegurar que a mesa de voto é composta por duas filas de mesa para garantir o distanciamento necessário. Devem ainda garantir a ventilação da sala, “designadamente, ter sempre uma janela aberta, caso exista nessa secção de voto”.

Recorde-se que para votar deve levar o documento de identificação civil ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada, como o passaporte ou a carta de condução. No caso extremo de não ter um documento de identificação, não fica impedido de votar. “Pode usar qualquer outro documento oficial que contenha fotografia atualizada ou recorrer a dois eleitores que atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade ou ainda ser reconhecido unanimemente pela mesa”, refere a CNE, salientando que “nestes casos, é conveniente que procure o seu número de identificação nos serviços da Junta de Freguesia”.

São três os boletins de voto que estão este domingo à disposição dos eleitores, um por cada órgão autárquico a eleger: os boletins de voto de cor branca para a assembleia de freguesia, amarela para a assembleia municipal e verde para a câmara municipal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.