Autor
Alexandra Paio, Docente do ISCTE-IUL
Artigos

O que pode (e não pode) fazer a arquitetura?

O problema dos sem-abrigo não é um tema fácil e não tem sido relevante nas discussões públicas em torno das cidades e da arquitetura, essencialmente porque a perceção geral é de negação.

Casa, o primeiro direito europeu

O acesso à habitação deve ir para além dos recursos públicos: é uma questão transversal a todas as estruturas sociais e padrões culturais, às políticas públicas e aos sistemas económicos.

Envelhecer no mundo digital

O conceito Ambientes de Vivência Assistida tem como objetivo central apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovam o envelhecimento.

A aceleração da mudança

Os governos locais, câmaras e juntas de freguesia, têm um papel muito importante, pois conhecem os problemas dos seus territórios e podem construir os instrumentos de mitigação e adaptação indispensáveis à solução.

Uma oportunidade chamada Alentejo

São precisos projetos inovadores e agregadores no quadro regional, nacional e internacional. Será o turismo a chave para inverter este percurso? É preciso olhar com atenção para a rede conventual do Alentejo.

100% cidade (II)

A procura de soluções para mitigar questões ligadas à acessibilidade de pessoas com necessidades específicas está na ordem do dia, principalmente considerando o aumento da consciencialização pela igualdade de direitos das pessoas.
Ver mais artigos