Autor
Alexandra Paio, Docente do ISCTE-IUL
Artigos

100% cidade (II)

A procura de soluções para mitigar questões ligadas à acessibilidade de pessoas com necessidades específicas está na ordem do dia, principalmente considerando o aumento da consciencialização pela igualdade de direitos das pessoas.

100% cidade (I)

Um estudo de 2020 mostra números avassaladores: 70% dos municípios nunca planearam as condições de acessibilidade, 80% das autarquias não têm nenhuma estrutura dedicada à acessibilidade e apenas desenhamos as cidades para 40% da população.

Bem-vindos hortelãos urbanos

Os municípios de Cascais, Oeiras, Matosinhos ou Amarante, entre muitos outros, aproveitam a agricultura urbana de proximidade para ir mais além e promoverem a qualidade de vida da população e hábitos saudáveis.

Precisamos de si, vamos a jogo?

Sabendo-se que as cidades sempre foram espaços centrados nas pessoas, o envolvimento destas na tomada de decisão tem, consequentemente, um papel relevante. O desafio está no papel que você quer ter.

‘Hackathons’ cívicos abertos para a cidadania

Estas maratonas funcionam num ambiente colaborativo de 24 ou 48h, com o propósito de desenvolver novos serviços para melhorar a qualidade da vida cotidiana das cidades. Vamos explorar esta oportunidade.

Há terra para imprimir?

Já que podemos imprimir objetos do dia a dia, porque não imprimir as nossas casas? O futuro da impressão 3D passa por maximizar o desempenho do material rumo à economia verde: construir com terra.
Ver mais artigos