Autor
Alexandra Paio, Professora Vitruvius Fablab, ISCTE-IUL
Artigos

O local na cultura

Encarar a criatividade como algo transversal à economia, sociedade e vida urbana, é crucial para o desenvolvimento resiliente que se quer atingir nos próximos 10 ou 30 anos. Cidadãos e decisores políticos têm um papel a desempenhar.

Hoje, discutimos 2050

2050 é uma data mágica para as nossas cidades. Dois terços da população mundial viverá em espaços urbanizados, representando um grande pressão social, económica e ambiental para decisores e cidadãos.

Terra, pessoas visionárias vivem entre nós

Temos que olhar com muita atenção para os projetos aprovados recentemente no programa “Bairros Saudáveis”. Aqui encontramos um ecossistema de intervenções em pequena escala para a mudança numa escala alargada.

Queremos um ‘Makerspace’ no nosso bairro

Já pensou em fazer parte de uma vasta comunidade de empreendedores que usam a criatividade e a inovação para fomentar a colaboração, permitindo a transição urbana para cidades localmente produtivas e globalmente conectadas?

15 minutos

Se desenharmos a nossa vida num pequeno raio de tempo de 15 minutos, a partir das nossas casas, poderemos medir o quão inclusivo é o nosso bairro nos comércios e serviços.

Património cultural 4.0

Nos vários projetos disponíveis online é notório o incentivo a metodologias participativas que promovam  reflexão,  colaboração,  coautoria e disseminação democrática do conhecimento cultural.
Ver mais artigos