Autor
Alexandre Meireles, Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
Artigos

Preservar a relação especial com o Reino Unido

A presidência portuguesa do Conselho da UE pode, inclusivamente, ser uma oportunidade para o nosso país liderar um processo de aprofundamento do acordo comercial agora alcançado com o Reino Unido.

2021: entre a incerteza e a esperança

Às muitas incertezas junta-se, no entanto, uma grande esperança. Se o processo de vacinação correr como o desejado e a imunidade de grupo for atingida entre a primavera e o verão, o 2.º semestre de 2021 pode ser já de franco crescimento económico em Portugal.

Melhorar os salários sem penalizar as PME

Creio que é importante complementar esta compensação pela subida do SMN com incentivos ao aumento da produtividade e da competitividade, dois indicadores com os quais a questão salarial se relaciona diretamente.

Resistir até à primavera

A opção do Governo por medidas temporárias é legítima e prudente. Mas creio ser possível, e desejável, dar maior amplitude aos incentivos à atividade empresarial. Para momentos excecionais, exigem-se medidas também elas excecionais.

Não há alternativa aos apoios públicos

O que se poupa hoje no apoio às empresas será gasto amanhã em subsídios de desemprego, prestações sociais, verbas para equilibrar a Segurança Social e processos de recuperação de créditos.

Saúde vs. economia

Muitas empresas apostaram na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, mas ainda estão fragilizadas. Importa por isso criar um novo quadro de apoios e incentivos para que o fim da segunda vaga seja, de facto, o início da retoma.
Ver mais artigos