Autor
Ana Pina
apina@jornaleconomico.pt
Artigos

Francisco Furtado: “O caminho de ferro requer estabilidade”

Compromissos de longo prazo e estabilidade são palavras chave na visão de Francisco Furtado, especialista em Transportes, para a ferrovia portuguesa.

Gabriel García Márquez: “Ninguém Escreve ao Coronel”

A sexta-feira passou a ser o dia por que o Coronel mais ansiava. As semanas passavam. Os anos escorriam. A miséria ganhava terreno. Pouco importa. A obstinação prevalece e com ela um belo texto de ‘Gabo’, com a chancela D. Quixote.

“Estuário” – O derradeiro porto de abrigo

Neste livro a geografia insinua-se e sussurra-nos ‘Lisboa’ sem o dizer verdadeiramente. Lídia Jorge desnuda as agruras de uma família que regressa à casa paterna em busca de um porto de abrigo.

“Amálgama”: escrita selvagem e sem freio

Rubem Fonseca, retratista e intérprete de desajustes ao longo de décadas, disseca as fissuras humanas neste livro de contos para beber de um trago só.

“Todos os fogos o fogo”: um verdadeiro banquete sociológico

Uma autoestrada. Um engarrafamento. Mote para retratar o humano na sua generosidade e desentendimento. Contos de Julio Cortázar na “Estante JE”: a sugestão de leitura desta semana para vencer o confinamento.

LIVRO: “Moby Dick”. A luta pela sobrevivência segue dentro de momentos

A obsessão e desejo de vingança do capitão Ahab impelem-no em busca da baleia branca, do leviatã, Moby Dick. Antes de mergulhar na obra, de onde vem tudo isto?
Ver mais artigos