Autor
Ana Pina
apina@jornaleconomico.pt
Artigos

Desinvestimento e desacompanhamento: como se explica a tragédia de Borba

Portugal vive hoje “um período de estagnação no desenvolvimento das infraestruturas rodoviárias”, defende docente do Instituto Superior Técnico em declarações ao Jornal Económico. “Devem ser retirados ensinamentos ao nível da predição do risco”, realça o especialista.

Pedro Cabrita Reis: “Sou um artista clássico”

Pedro Cabrita Reis nasceu em Lisboa e “adotou-se algarvio”. Tem dificuldade em dizer “não” e acredita que só vale a pena fazer coisas quandoo objetivo final é deixar marcas.

Turismo ‘on the road again’

Há quem diga que a geração Instagram se rendeu às ‘road trips’, há quem não prescinda da liberdade sobre rodas há largos anos e há também os estreantes nestas andanças. Certo é que o negócio de aluguer de autocaravanas e ‘campervans’ não para de crescer.

PremiumXX Bienal de Arte de Cerveira: Cruzeiro Seixas e a liberdade criativa

A Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, que nesta edição reúne mais de 600 obras de arte assinadas por 400 artistas, oriundos de 30 países, celebra 40 anos.

Catarina de Albuquerque: “Os governos não são perfeitos, mas temos de apoiá-los”

Catarina de Albuquerque é a nova presidente executiva da SWA, uma parceria da ONU. Embora critique a falta de articulação dos governos na área do desenvolvimento, vê nas dificuldades desafios a superar para prosseguir a luta que sempre a moveu: defender os direitos humanos e diminuir as desigualdades.

Ilan Pappé: “Israel não é uma democracia, isso é um mito”

A polémica lei que consagra Israel como nação judaica, “lar nacional” do povo judaico e o hebraico como única língua oficial, reforça o que o historiador israelita Ilan Pappé defende há muito: o governo israelita tem vindo a mudar o sistema para tomar decisões sem os problemas inerentes a um regime democrático.
Ver mais artigos